Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
12-12-2007
NASCENTE DO ALVIELA RECEBE CENTRO CIÊNCIA VIVA
Alcanena

Sessão de abertura no próximo Sábado, dia 15, às 16h00

Um novo Centro Ciência Viva para a divulgação da ciência e da tecnologia abre as suas portas em Alcanena, no próximo Sábado, dia 15 de Dezembro, às 16 horas.

A sessão de abertura conta com a presença do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago.

Localizado na fronteira entre a Estremadura e o Ribatejo, este centro de divulgação científica resulta de uma iniciativa conjunta da Ciência Viva e do Município de Alcanena em parceria com o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros - Instituto de Conservação da Natureza e com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria. Será o 17.º Centro a integrar a Rede que a Ciência Viva tem vindo a criar em todo o País.

Espreitar a vida de morcegos cavernícolas em tempo real, viajar num simulador ao longo de 175 milhões de anos, descer às profundezas da Nascente do Alviela e compreender numa simulação tridimensional como funciona um dos maiores reservatórios de água do nosso país são algumas das propostas que este centro reserva ao visitante. Mas nada como entrar na pele de um morcego através de módulos interactivos para melhor compreender estes animais e o seu meio.

Um centro de documentação temático, um espaço de acesso gratuito à Internet, uma sala de formação, um auditório, um bar-refeitório, uma loja e um espaço de alojamento que permite a estadia dos visitantes complementam os equipamentos disponíveis no Centro Ciência Viva do Alviela.

CARSOSCÓPIO é o sobrenome desta casa de ciência. Tal deve-se à localização do seu edifício na mais importante região cársica do país, o maciço calcário estremenho.

Além das experiências interactivas, presentes na sua área expositiva, o Centro Ciência Viva do Alviela organizará eventos e actividades lúdico-pedagógicas de promoção da cultura científica.


Mais informações em: http://www.alviela.cienciaviva.pt