Comunicados de Imprensa

"Biologia no Verão" - 2001

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Domingo, 5 de Agosto, às 13.00 horas
Praias do Ourigo e das Pastoras – Foz do Douro - PORTO
(junto ao Farol da Foz do Douro)

Domingo, dia 5 de Agosto, pelas 13.00 horas, num laboratório de campo instalado junto às praias do Ourigo e das Pastoras, na Foz do Douro, terá lugar a apresentação pública da primeira edição do programa Biologia no Verão, uma iniciativa nacional de divulgação científica nas férias, que se vem juntar às já populares campanhas de divulgação da Astronomia e da Geologia no nosso país. Estará presente o ministro José Mariano Gago.

Nas praias do Ourigo e das Pastoras será montado um laboratório de análise, numa acção organizada pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), em colaboração com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). Durante esta acção, na Foz do Douro, o público presente será acompanhado por uma equipa de biólogos que o guiará ao mundo microbiológico, através de microscópios e outros equipamentos laboratoriais de tratamento e incubação de amostras da água do mar. Através de materiais de divulgação concebidos para o efeito, os visitantes aprenderão a conhecer melhor os cuidados gerais a ter na praia, com incidência nos aspectos ligados à poluição e à qualidade da água, podendo mesmo aprender a efectuar uma análise microbiológica de uma amostra de água.

O que é a Biologia no Verão?

A Biologia no Verão é uma iniciativa integrada no programa de Verão de divulgação científica promovido pela Agência Ciência Viva. Durante os meses de Agosto e Setembro, 10 instituições científicas (universidades, museus e centros de investigação) organizam 95 sessões de divulgação científica, saídas de campo e outras acções de entrada livre e gratuita, permitindo ao público um contacto directo com os diferentes ambientes e os seres vivos que os habitam, das plantas aos animais, dos fungos às bactérias, em estuários, praias, sapais ou jardins...

Para mais informações sobre a Biologia no Verão, imagens e documentação de apoio, consultar: www.cienciaviva.mct.pt/bio2001

Informações pelo nº azul 808 200 205

Contactos institucionais
CIIMAR – Prof. Adriano Bordalo e Sá – 222 062 285 / 91 985 57 84

Lisboa, 1 de Agosto de 2001

“Biologia no Verão” - 2001

PROGRAMA

Visita do Senhor Ministro da Ciência e da Tecnologia,
Prof. Doutor José Mariano Gago

“As Bactérias na Praia” – Foz do Douro, Porto
Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR); Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS)

5 de Agosto, domingo

13.00h – Chegada às praias do Ourigo e das Pastoras – Foz do Douro

Colheita de amostras de água.

13.30h - Visita ao Laboratório de campo e contacto com os métodos e equipamentos utilizados.

Visualização de um vídeo sobre bactérias (6min) e observação microscópica de amostras de bactérias vivas e lâminas coradas.

14.00h – Apresentação do programa geral da “Biologia no Verão” - 2001

Fim da visita

Nota:
Na visita estarão presentes: Profª Corália Vicente (Presidente do Conselho Directivo do ICBAS) o Prof. Nuno Grande (Presidente do Conselho Científico do ICBAS) o Prof. Adriano Bordalo e Sá ( investigador do ICBAS, responsável pela acção) e outros investigadores do Laboratório de Hidrobiologia do ICBAS.