Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
11-12-2007
LATITUDE60! - EDUCAÇÃO PARA O PLANETA NO ANO POLAR INTERNACIONAL 2007/08

Estudantes portugueses passam as férias de Natal na Antárctida

Como será o Natal na Antárctida? Sete estudantes portugueses vão descobri-lo dentro de dias. Em pleno dia de Natal, Irina Boteta, Andreia Raposo, Inês Murteira, Miguel Guerreiro, Marta Alves, João Covita e Maria Inês Martins partem rumo à Antárctida, integrados na expedição canadiana Students on Ice.

Actualmente alunos do 12.º ano e “caloiros” dos cursos de Biologia, Matemática e Medicina Veterinária, estes estudantes viram os seus projectos de Secundário distinguidos no concurso nacional À Descoberta das Regiões Polares, realizado no âmbito do LATITUDE60!, um projecto educativo do Comité Português para o Ano Polar Internacional e apoiado pela Ciência Viva.
A final da competição realizou-se em Junho, no Pavilhão do Conhecimento, e juntou cerca de 500 trabalhos de todos os graus de ensino.

Desde essa data, os alunos têm vindo a preparar-se para a viagem com o apoio dos investigadores polares do LATITUDE60! e da equipa da Ciência Viva. Nesta expedição irão juntar-se a 57 estudantes estrangeiros numa viagem que os levará perto do Círculo Polar Antárctico e a diversas ilhas ao largo da Península Antárctica, uma das áreas mais afectadas pelas alterações climáticas.

A expedição decorrerá durante o Verão austral, quando os períodos de luz são mais longos mas as temperaturas do ar continuam baixas . Os dias dos jovens exploradores serão preenchidos com diversas actividades, incluindo palestras pelos cientistas polares a bordo, idas regulares ao continente para estudar a fauna e a flora, e visitas a bases antárcticas.

Para além de ficarem a conhecer a investigação científica em curso, os estudantes vão ter também a oportunidade de realizar trabalho científico, como por exemplo medir os índices de poluição em amostras de gelo.

Que experiências, impressões e mensagens vão estes jovens trazer no seu regresso, a 9 de Janeiro?

O Ano Polar Internacional é um programa científico que visa a promoção e divulgação do conhecimento sobre as regiões polares. Portugal participa pela primeira vez e o projecto LATITUDE60!, que decorre entre Março de 2007 e Março de 2009, tem sido referido como exemplo a nível internacional.

Mais informações em http://anopolar.no.sapo.pt/latitude60/index.html e www.cienciaviva.pt