Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
16-11-2007
SEMANA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA 2007

19 a 25 de Novembro

Divulgação Imediata

De 19 a 25 de Novembro, a ciência e a tecnologia estão na ordem do dia em mais de uma centena de instituições científicas, universidades, escolas, associações, museus e Centros Ciência Viva de todo o País. A Semana da Ciência e da Tecnologia 2007 é um pretexto para que todas estas instituições abram as suas portas ao público, lançando um convite irrecusável para uma viagem pelo conhecimento.

No dia 20, a cidade de Évora recebe uma visita muito especial, promovida pelo Centro Ciência Viva de Estremoz. O Nobel José Saramago assiste à exibição do filme Jangada de Pedra - Viagem ao nosso passado mais remoto, baseado na sua obra e participa num debate com investigadores e com o realizador.

Sabe os estudos geológicos que estão por detrás da obra do túnel do Rossio? Participe, no dia 22, na palestra promovida pelo Centro de Geologia da Universidade de Lisboa e confira todos os passos necessários para a sua reabertura.

O Dia Nacional da Cultura Científica, 24 de Novembro, foi instituído para comemorar o nascimento de Rómulo de Carvalho e divulgar o seu trabalho na promoção da cultura científica e no ensino da ciência. A Universidade de Coimbra presta-lhe homenagem, no dia 22, com a apresentação do Centro de Recursos Rómulo de Carvalho.

Porque existem tantas espécies de peixes nos nossos rios? As imagens de satélite dizem-nos onde estão as aves? A exposição Biodiversidade - Histórias que o Museu conta leva o público a percorrer o caminho da investigação científica que se desenvolve no Museu Nacional de História Natural, em Lisboa.

Na Universidade do Porto, o Laboratório de Tecnologia Subaquática do Instituto de Sistemas e Robótica mostra uma vasta gama de veículos submarinos, barcos e aviões autónomos que têm sido desenvolvidos por estes investigadores. No dia 23, descubra a utilização que estes veículos têm tido nas inspecções a pontes e barragens ou no estudo da evolução das condições dos ecossistemas fluviais ou marinhos.

Entrar num vulcão, construir um holograma ou uma molécula de futeboleno, assistir a pequenas peças de teatro, ser detective num local de crime, levar para casa uma pulseira com códigos genéticos. No evento final do projecto europeu WONDERS, 35 parceiros de 25 países, juntamente com projectos da European Science Week, apresentam as suas melhores actividades num verdadeiro Festival Europeu de Ciência, que decorrerá nos dias 24 e 25 no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

E não se admire se o seu filho chegar a casa a dizer "Amanhã vou à escola dos meninos grandes". É isso que vai acontecer um pouco por todo o País, num intercâmbio científico entre estabelecimentos de diferentes graus de ensino.

Não deixe de marcar a Semana da Ciência e da Tecnologia 2007 no seu calendário.

Estes são apenas alguns exemplos de iniciativas organizadas durante este período. Mais de uma centena de instituições esperam a sua visita.


Consulte o programa completo em www.cienciaviva.pt

A participação é gratuita.