Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
26-02-2007
LATITUDE60!
Lisboa

Mãos no gelo no Ano Polar Internacional

Caros amigos

Na próxima quarta-feira, 28 de Fevereiro, às 10h, o Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva assinala o início do Ano Polar Internacional (API) com um conjunto de experiências interactivas em que todos poderão pôr as mãos no gelo para melhor compreender as regiões polares.

O Comité Português para o API apresenta o programa científico, em que participam investigadores portugueses, e as actividades que serão propostas às escolas no projecto Latitude60! Na sessão estará presente o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago.

Destacamos ainda as palestras de dois reconhecidos cientistas polares, James Bockheim, da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA) e Inigo Everson OBE, da Anglia Ruskin University (Cambridge, Reino Unido) e do British Antarctic Survey.

Durante os dois anos de duração do Ano Polar Internacional, o projecto Latitude60! vai levar às escolas um conjunto de actividades como palestras, exposições e concursos para os jovens. E os estudantes do ensino secundário que se tiverem distinguido no concurso terão a oportunidade de meter as mãos no gelo... na Antárctida!


Programa

10h00: Abertura da Sessão - Intervenções da Sociedade de Geografia de Lisboa e da Ciência Viva

10h15: Palestra Antarctic and the IPY: Showcasing the Earth Sciences, James Bockheim, Universidade de Wisconsin-Madison (EUA) / Co-Chair, IPY ANTPAS core project.

10h45: Palestra From politics to International Polar Years, Inigo Everson OBE, Anglia Ruskin University (Cambridge) e British Antarctic Survey (1964-2005).

11h15: Welcome coffee e recepção aos jornalistas

11h30: Apresentação do Ano Polar Internacional (API).
Luís Mendes-Victor, Presidente do Comité Português para o API, Centro de Geofísica

11h45: A estratégia científica portuguesa para o API
José Xavier, Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve

12h00: LATITUDE60! O programa português do API para a educação
Gonçalo Vieira, Centro de Estudos Geográficos

12h15: Apresentação da Exposição As regiões polares e o equilíbrio ambiental da Terra - Mundicenter

12h25: Perguntas e Respostas

12h45: Encerramento da sessão


Entrada Livre

Mais informação:
www.cienciaviva.pt