Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
10-07-2007
CIÊNCIA VIVA PROMOVE INTERCÂMBIO DE JOVENS IBÉRICOS EM LABORATÓRIOS

Ciência Viva nas Férias – Edição 2007

Sessenta jovens portugueses e espanhóis do ensino secundário vão passar parte das suas férias de Verão em laboratórios de investigação, graças a um intercâmbio ibérico que tem início este ano.

Estudantes provenientes de locais tão diversos como Lisboa, Porto, Santa Comba Dão, Estremoz e Vila Flor vão ter a oportunidade de realizar um estágio científico em Madrid.

Por sua vez, os alunos espanhóis vêm para instituições científicas em Lisboa, Porto, Coimbra e Faro.

No próximo dia 12 de Julho, quinta-feira, às 16 horas, o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, fará a apresentação pública da iniciativa visitando o Centro de Ciências do Mar do Algarve – CCMAR, da Universidade do Algarve, onde decorrem diversos estágios com alunos espanhóis.

Os estudantes vão mostrar o trabalho que estão a realizar, integrados em equipas do CCMAR. Os temas incluem os aspectos científicos da criação de peixe em viveiros, as diferenças entre machos e fêmeas e como se reconhecem estes animais para o acasalamento.

Este intercâmbio resulta de uma colaboração entre a Ciência Viva e a FECYT- Fundación Española para la Ciência y la Tecnologia, na sequência do Acordo de Cooperação Científica assinado entre Espanha e Portugal.

Os jovens espanhóis vêm juntar-se aos mais de 700 alunos do ensino secundário portugueses que participam na Ciência Viva nas Férias. Este ano são mais de 70 os centros de investigação e universidades que oferecem estágios para alunos do ensino secundário durante os meses de Julho, Agosto e Setembro.

A Ciência Viva nas Férias – Estágios para Jovens em Laboratórios, iniciada há 11 anos e promovida pela Agência Ciência Viva, inclui a participação de instituições científicas de todo o país e já proporcionou a primeira experiência de contacto directo com equipas de cientistas em universidades e centros de investigação a quatro mil estudantes do ensino secundário.

Para mais informações e toda a programação consultar:
www.cienciaviva.pt/estagios/jovens/


Contactos

Ciência Viva: Ana Noronha | 962603320