Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
05-12-2005
CRESCERE COM A FÍSICA
Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, Lisboa

Escolas do ensino secundário realizam experiências de Física por controlo remoto

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

No próxima quarta-feira, dia 7 de Dezembro, entre as 9h 30 e as 18h, alunos e professores de escolas portuguesas, italianas, e romenas encontram-se com investigadores no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva para apresentar e discutir os resultados das suas experiências.

CRESCERE é um projecto em que escolas do ensino secundário de três países - Itália, Roménia e Portugal – realizam experiências de Física acedendo a equipamentos em laboratórios de investigação através da Internet. As experiências, como por exemplo a determinação da vida média dos muões, ou da velocidade dos raios cósmicos, são comandadas remotamente por alunos e professores, com o apoio de investigadores nos laboratórios.

Em Portugal participam neste projecto a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e o LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, onde funcionam duas das experiências que os jovens europeus participantes neste projecto têm acesso. O projecto CRESCERE foi apoiado no âmbito da iniciativa europeia RESEARCHERS IN EUROPE 2005.

Mais informação sobre este projecto na página web
http://crescere.fc.ul.pt/
e sobre o encontro no Pavilhão do Conhecimento em
http://crescere.lip.pt/meeting/