Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
29-09-2005
ECLIPSE ANULAR DO SOL
Todo o País

DIVULGAÇÃO IMEDIATA


Nos próximos dias 2 e 3 de Outubro, investigadores, especialistas de Centros Ciência Viva e associações, professores e público em geral convergem para a região de Bragança para observar o eclipse anular do Sol, um acontecimento astronómico que não ocorria no nosso país desde 1984.

No domingo, dia 2, as actividades estão centradas no Teatro Municipal de Bragança, onde pela manhã haverá teatro para os mais jovens pela companhia A Barraca e observações do Sol para todos. À tarde, João Lin Yun, do Observatório Astronómico de Lisboa, João Fernandes, do Observatório de Coimbra e Paulo Crawford, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, moderados por Máximo Ferreira, do Centro Ciência Viva de Constância, falam sobre eclipses e esclarecem as dúvidas do público. Haverá também observações astronómicas no terraço do Teatro.

Na segunda-feira, dia 3 de Outubro, especialistas de várias associações apoiam as observações do público a partir do Terraço do Teatro Municipal, onde o público disporá de óculos para observar o eclipse em segurança. Paralelamente, a população escolar poderá observar o eclipse nas três escolas secundárias da cidade, que abrem as suas portas para receber também os alunos mais novos.

O eclipse parcial do Sol é visível em todo o país. Associações, escolas e Centros Ciência Viva organizam sessões de observação do eclipse para o público em geral, que divulgamos na página web do evento. Em particular, o Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, em Lisboa, assegura a observação do eclipse a partir das 9h.

O eclipse anular poderá ainda ser acompanhado pela Internet, a partir de Miranda do Douro (Fundação Navegar www.multimeios.pt/eclipse2005).


Alertamos para a necessidade de observar o eclipse em segurança, não se devendo nunca olhar directamente para o Sol sem protecção, especialmente no caso das crianças. Mais informação e alguns métodos simples para projectar a imagem do sol e acompanhar o eclipse em segurança podem ser obtidas na nossa página web:

www.cienciaviva.pt/divulgacao/eventos/eclipse2005/