Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
20-09-2005
AO ENCONTRO DOS CIENTISTAS NO PAVILHÃO DO CONHECIMENTO - CIÊNCIA VIVA
Lisboa

Noite Europeia dos Investigadores

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Como é ser cientista? No próximo dia 23 de Setembro a noite é dos cientistas.

Das 19h às 24 h venha ao Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva para participar na Noite Europeia dos Investigadores.

Será que se ouve mesmo o mar no interior de um búzio? A atracção gravítica poderá ser fatal? Como é que temos a percepção do movimento? Como é que a matemática nos pode ajudar a jogar bilhar? Carlos Fiolhais, Arala Chaves, João Lin Yun, Miguel Castelo – Branco, Nuno Crato e outros investigadores interagem com o público nas exposições, dando resposta a esta e outras perguntas.

Para os mais novos haverá teatro pelo grupo A Barraca, que encena a peça de António Gedeão “História Breve da Lua”. Enquanto isso, pequenos detectives percorrem atarefadamente o Pavilhão para investigar um crime que tem de estar desvendado antes do fim da noite...

Haverá ainda a apresentação pública da primeira banda desenhada digital do mundo, criada por investigadores portugueses do CITI – Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas da Universidade Nova de Lisboa. Trata-se da Biblioteca Básica Ciência Viva, um conjunto de 16 livros digitais sobre Português, Matemática, Tecnologias, Ambiente e Ciências da Natureza.

No final do serão, no Café de Ciência, alunos que realizaram estágios em laboratórios durante o Verão, e investigadores dão os seus testemunhos sobre “Como é ser cientista?” – uns durante um breve período de férias e outros durante toda a vida. Uma decisão que pode ter dependido de ... uma conversa informal num centro de ciência.

Estará presente o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago.

Por toda a Europa, celebra-se a Noite Europeia dos Investigadores, em que centros de ciência, museus e universidades organizam actividades para dar a conhecer o papel da ciência e dos cientistas junto do público, sobretudo o mais jovem.

O Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva adere a esta iniciativa com o seguinte Programa:

BIBLIOTECA BÁSICA CIÊNCIA VIVA


Apresentação da biblioteca básica Ciência Viva, conjunto de 16 livros digitais em 2 CD-Roms.

Produção: CITI – Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas da Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com a Ciência Viva. Divulgação e distribuição: semanário EXPRESSO.


19h00 às 22h00
AO ENCONTRO DOS CIENTISTAS


Investigadores convidados interagem com o público nas exposições do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva.
(Mais informação)


19h30 às 24h00
”UM CRIME NO MUSEU”


Jovens dos 9 aos 14 anos são cientistas forenses por uma noite e desvendam um crime recorrendo à Ciência e à Tecnologia.


19h00 às 20h00
TEATRO


A Companhia de Teatro A Barraca apresenta a História Breve da Lua, peça de António Gedeão/Rómulo de Carvalho no Auditório do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva.


22h30 às 24h00
CAFÉ DE CIÊNCIA - COMO É SER CIENTISTA *


Investigadores convidados partilham os seus percursos de vida com o público.



* Necessário inscrição prévia (21 891 71 00 ou info@pavconhecimento.pt)

Entrada livre no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva