Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
06-06-2005
CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E ARQUEOLOGIA MARINHA - SEMAPP
Lisboa

Lisboa, 6 de Junho de 2005

DIVULGAÇÃO IMEDIATA


A Ciência Viva comemora o dia 8 de Junho – Dia Mundial dos Oceanos – com uma sessão sobre o projecto Ciência, Educação e Arqueologia Marinha: À Descoberta do Fundo do Mar, associado à iniciativa luso-americana SEMAPP. A sessão decorrerá no foyer do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva às 15h.

Em 2004, usando o submarino de investigação DELTA, a equipa científica do projecto explorou o canhão de Portimão, com o objectivo de obter dados sobre a biologia marinha a estas profundidades, e o canhão da Nazaré, a fim de tentar encontrar um submarino alemão afundado no final da 2ª Guerra Mundial.

Paralelamente, a Ciência Viva desenvolveu um projecto educativo sobre esta temática, convidando escolas do ensino secundário a acompanhar o SEMAPP.

Durante a sessão, os investigadores portugueses envolvidos no SEMAPP apresentarão informalmente os resultados científicos obtidos e alunos das Escolas Secundárias Diogo Gouveia e Raul Proença falarão do dia que passaram no navio de investigação, o NRP Shultz Xavier. Uma das alunas contará a sua experiência de mergulho no submarino de investigação DELTA.

A sessão conta ainda com a participação especial do Cmdte Gouveia Melo, especialista da Marinha Portuguesa, e do jornalista Aurélio Faria, da SIC, que realizou uma reportagem sobre este projecto.

SEMAPP é um projecto de investigação nas áreas de arqueologia, biologia e geologia marinhas e de desenvolvimento de aplicações tecnológicas para o estudo do oceano, envolvendo instituições científicas portuguesas (o Centro de Ciências do Mar do Algarve, a Universidade Autónoma de Lisboa e o Instituto Hidrográfico) e norte-americanas (a Ocean Technology Foundation, e a Universidade de Connecticut).