Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
18-11-2004
SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA - 2004
Todo o País


CENTENAS DE ACTIVIDADES EM TODO O PAÍS


DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Quinta - feira, 18 de Novembro de 2004


PORQUE QUEREMOS MAIS CIÊNCIA E MAIS VIVA


A Ciência deve ser cada vez mais um bem comum, um conhecimento aberto às necessidades e desejos dos cidadãos. Mostrar que Ciência se faz em Portugal e quem são os nossos investigadores é o imperativo para mais uma Semana da Ciência e da Tecnologia.

De 22 a 28 de Novembro, pelo 8º ano consecutivo, realiza-se a Semana da Ciência e da Tecnologia. Muitas acções de acesso livre e gratuito estão previstas em todo o País. Portas abertas de instituições científicas, universidades, museus e centros de ciência, sessões de filme científico, exposições, debates, cafés de ciência, são exemplos de oportunidades de contacto directo do público, em particular dos jovens, com os investigadores

Programação completa, em actualização permanente, disponível em:

www.cienciaviva.pt e www.pavconhecimento.pt

Contudo, anunciamos desde já os seguintes destaques:

Ciência Viva no Centro Vasco da Gama
Uma sondagem recente da Marktest revelou que nove em cada dez jovens gozam tempos livres em centros comerciais. A Ciência Viva, em colaboração com o Centro Comercial Vasco da Gama, vai ao encontro destes jovens e das famílias com um conjunto de actividades simples e divertidas, durante toda a semana. Porque é que há Inverno e Verão? Como é que os nossos sentidos se apercebem do frio e do calor? Estas e muitas outras questões do nosso dia-a-dia são respondidas através de pequenas experiências para os mais jovens em que os pais gostarão certamente de participar.

A Semana da Ciência e da Tecnologia apresenta-se na Assembleia da República
A Semana da Ciência e da Tecnologia é apresentada na Assembleia da República na Comissão de Educação, Ciência e Cultura no dia 23, terça - feira, às 11h.

A Física em Desafios
Na terça-feira, dia 23, o Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva recebe o Professor Manuel Paiva, investigador na Universidade Livre de Bruxelas e alunos de Escolas Básicas e Secundárias que participaram nos Desafios. Uma viagem ao maior centro europeu de teste de satélites, o ESTEC (ESA) e saber como beber água no Espaço, são alguns dos temas abordados nesta sessão. Manuel Paiva apresenta ainda os novos desafios aos estudantes do ensino básico e secundário para o ano de 2005, desta vez sobre Física. No final da sessão será feita a apresentação e sessão de autógrafos dos livros “Desafios no espaço” e “Como respiram os astronautas”, de Manuel Paiva. Serão ainda distribuídos aos professores presentes kits educativos sobre a Estação Espacial Internacional, oferecidos pela ESA.

A Ciência faz bem à saúde*
Vamos dar continuidade à actividade dirigida a crianças hospitalizadas a partir dos 6 anos, a que chamamos “A Ciência faz bem a saúde”. O Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, em colaboração com os departamentos educativos do Hospital Fernando da Fonseca - Amadora Sintra, (quarta feira, dia 24) e do Hospital D. Estefânia (quinta feira, dia 25) leva actividades científicas para as crianças que não podem vir até nós.

1º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos
Na sexta-feira, dia 26, durante todo o dia, e em colaboração com a SPM e a APM, o Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva abre as suas portas a centenas de estudantes de todo o país para um grande campeonato de Jogos Matemáticos.

A Casa é um Laboratório
A sala, o escritório, a cozinha e a casa de banho vão estar abertas aos visitantes do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, durante o fim-de-semana. Como funciona o televisor? As lareiras servem para aquecer ou arrefecer? Como é um computador por dentro? Como crescem os bolos? Que fenómenos físicos e químicos estão na base da mayonaise? E das gelatinas? Porque é que o champô lava? E como actuam os amaciadores de cabelo? E os detergentes?

Pensar e Fazer – Engenharia para os mais novos
O Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva acolhe durante o fim-de-semana esta exposição que resulta de dois concursos para as escolas lançados pelo Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas do Desenvolvimento, do Instituto Superior Técnico, no âmbito da exposição “Engenho e Obra – Engenharia em Portugal no séc. XX”. São muitas as escolas que nos mostram uma nova forma de abordar a engenharia.

Primeiro estranha-se depois entranha-se
Este é o título do Café de Ciência que vai ter lugar no sábado à noite, dia 27, no “Martinho da Arcada”. Pedimos este slogan a Fernando Pessoa. É de ciência que se fala. Uma conversa informal entre investigadores, jornalistas e público. Fala-se sobre como a Ciência primeiro se estranha e depois se entranha nos nossos hábitos e nas nossas vidas.



* Necessária autorização prévia para realizar reportagens no interior dos hospitais