Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
24-11-2001
SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA - 2001

O Dia Nacional da Cultura Científica – 24 de Novembro - foi instituído pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia em 1997 como homenagem ao físico, professor e divulgador da ciência, Rómulo de Carvalho. A adesão a esta iniciativa conduziu, no ano seguinte, ao seu alargamento a uma semana inteira dedicada à ciência e à tecnologia.

Associando-se à Semana da Ciência e da Tecnologia, centros de investigação, instituições de ensino superior, escolas, museus e outros agentes locais têm vindo, nos últimos anos, a ampliar e diversificar as suas iniciativas, abrindo as suas portas ao público e proporcionando à população oportunidades de contacto com a ciência e com especialistas de diferentes áreas do conhecimento.

De norte a sul do País, universidades e outras instituições de ensino superior estão empenhadas na organização de semanas abertas, atraindo o público e, em especial, os jovens para acções diversificadas, que incluem workshops e actividades experimentais, visitas guiadas, palestras, cinema científico, tertúlias e passeios científicos. A dimensão do envolvimento da comunidade científica é demonstrada pela participação de mais de uma centena de instituições científicas e de ensino superior em acções de divulgação científica e tecnológica em todo o território nacional.

A Semana da Ciência e da Tecnologia envolve, este ano, centenas de acções em todo o País, estruturadas em torno de algumas grandes iniciativas, entre as quais destacamos:


Portas Abertas sobre Ciência e Tecnologia

Para dar a conhecer aos portugueses a ciência se faz em Portugal, quem são os cientistas portugueses, como trabalham, o que investigam e que resultados obtêm, Laboratórios do Estado, instituições de ensino superior e unidades de investigação promovem acções de portas abertas sobre ciência e tecnologia. Estas acções assumem a forma de visitas guiadas a laboratórios de investigação e outras formas de contacto directo e pessoal com os profissionais da ciência e da tecnologia.

Durante mais de uma centena de visitas guiadas, equipas de cientistas apresentam os resultados dos trabalhos de investigação em curso e proporcionam aos presentes um contacto directo com métodos e instrumentos de pesquisa, recorrendo para tal a demonstrações práticas.


Consultórios científicos

Durante a Semana da Ciência e da Tecnologia, o sistema científico nacional, através das suas instituições e dos seus investigadores, num esforço concertado e sem precedentes no nosso país, oferece um contributo importante para a promoção da cultura científica e tecnológica na sociedade portuguesa. Pela primeira vez, centenas de investigadores de instituições científicas, organizados num site nacional criado para o efeito na Internet, interagem com o público, colocando-se à sua disposição para responder a questões e esclarecer dúvidas sobre Ciência e Tecnologia.

O Consultório de Ciência e Tecnologia está disponível em: www.consultorioct.mct.pt

Dias Abertos em Museus e Centros de Ciência

Museus e outros espaços de divulgação científica e tecnológica têm aderido a esta operação nacional com dias abertos e de acesso gratuíto durante a Semana da Ciência e da Tecnologia. Animações de rua, momentos de música e teatro, oficinas e cursos práticos atraem os jovens e as famílias ao convívio com especialistas em colóquios, debates e conferências.

Como exemplo do tipo de actividades de divulgação científica promovidas por estas instituições, citamos o exemplo do Pavilhão do Conhecimento Ciência Viva, no Parque das Nações, em Lisboa, no qual destacamos:

No espaço do CybarCafé no Paviilhão do Conhecimento – uma área de acesso livre com 36 computadores de acesso gratuíto e ilimitado à Internet - o visitante terá oportunidades de formação e passará por testes práticos tendo am vista a obtenção de um Diploma de Competências Básicas que certificará as suas capacidades em termos de utilização das tecnologias da informação e da comunicação. Ainda neste espaço, o público visitante poderá colocar questões a investigadores no site do Consultório de Ciência e Tecnologia preparado para o efeito.

A partir de sábado, dia 24 de Novembro, e prolongando-se pelo fim-de-semana, será organizada uma sessão de 24 horas com a Ciência., que continuará pela noite dentro Os visitantes terão a oportunidade de participar em manifestações diversificadas, das quais destacamos, a título de exemplo, um momento musical associado à apresentação dos resultados de um projecto de investigação conduzido pelo Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical - que levou à criação da primeira Base de Dados relacionais de Música em Portugal dos Séculos XVIII a XIX. Através da consulta desta base de dados, o público terá acesso a documentos, biografias, partituras e trechos musicais relevantes na história da música portuguesa.

Ao longo de várias horas, serão exibidos no Auditório do Pavilhão do Conhecimento, dezenas de documentários científicos - que integram os Festivais Internacionais de Cinema Científico (TeleCiência2001 e o CineCiência) que ocorrem durante a semna em vários pontos do País. No contexto da apresentação destes documentários, terá lugar um workshop sobre efeitos especiais com Colin Arthur - responsável pelos efeitos especiais do filme 2001 Odisseia no Espaço. A sessão será orientada por crítico Jorge Leitão Ramos.

Para demonstrar a ligação entre a Ciência e o quotidiano, será instalado um espaço de divulgação científica – A Cozinha é um Laboratório. Neste espaço, investigadores, apoiados por um cozinheiro profissional – Joaquim Figueiredo – serão divulgados aspectos científicos ligados ao quotidiano da preparação de alimentos nas nossas casas. Elementos da comunidade científica explicam, a propósito da preparação de receitas simples e do manuseamento de utensílios de uso diário, alguns dos aspectos científicos do nosso dia a dia.

Outras actividades estendem-se pela noite dentro, como por exemplo campeonatos de xadre, jogos de Matemática, exibição de filmes e documentários, acesso à Internet, entre outras.

O programa do Pavilhão do Conhecimento – que aqui apresentamos de forma sucinta – é apenas uma amostra do tipo de realizações que ocorrem em outros Museus e Centros de Ciência espalhados pelo País, como é o caso do Centro Ciência Viva do Algarve, em Faro, ou do Exploratório Infante D.Henrique, em Coimbra.


Ler Ciência, Saber Ciência

Mais de uma centena de Lvrarias e Bibliotecas Municipais, em todo o País, associam-se à Semana da Ciência e da Tecnologia, organizando exposições de obras de divulgação científica e tecnológica e retomando a tradição das tertúlias como forma de contacto pessoal com os autores e com a controversia científica.


Filme Científico

De norte a sul do país, em Centros Ciência Viva, universidades, associações e escolas, são organizados festivais de cinema científico que apresentam ao público português alguns dos melhores documentários científicos produzidos em todo o mundo e que constituem também o pretexto para debates entre público, artistas e académicos. Salientamos, neste caso, o TELECiência 2001, promovido pela Universidade de Trás-os-Montes, e o CineCiência, – promovido pela Amascultura. Todas as exibições estão disponíveis para o público em geral.