Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
20-10-2004
FESTIVAL EUROPEU DE TELEDRAMA CIENTÍFICO
Lisboa


Lisboa, 23 e 24 de Outubro 2004
Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

A quarta edição do European Festival of Science TV Drama realiza-se, este ano, em Portugal, uma organização conjunta do consórcio Europeu EuroPAWS (European Public Awareness of Science) e da Ciência Viva.

Pela primeira vez no nosso país, será possível assistir a algumas das melhores produções europeias de um género televisivo – Science TV Drama – que tem vindo a conquistar um público cada vez mais vasto, particularmente nos Estados Unidos e na Europa.

O Festival terá como tema as Mulheres na Ciência e na Engenharia, tal como são retratadas no teledrama europeu. A partir das 10 horas da manhã de sábado, serão apresentadas mais de 12 horas de ficção e drama, com a ciência como trama central e as mulheres como protagonistas.

As produções a concurso serão avaliadas por um painel de cientistas e produtores de TV de diferentes países eu
ropeus, que decidirá a atribuição de doi
s prémios MIDAS: um para a melhor ficção e outro para a melhor história baseada em factos reais.

O Festival inclui a realização de duas mesas redondas, no Domingo, a partir das 16 horas:

• Teledrama – Uma janela singular sobre a Vida na Ciência, com Sven Clausen, da Danish Broadcasting Corporation, Rui Cádima, da Universidade Nova de Lisboa, Diogo Collares Pereira, da Fábrica de Imagens (produtora do Megaciência) e responsáveis das Direcções de Programação da RTP, SIC e TVI.

• Percepções e Realidade para as Mulheres na Ciência – reunirá Milly Buonanno, do Observatório de Ficção Italiana; Alexandre Quintanilha, director e investigador do IBMC; Elísio Cabral de Oliveira, presidente do ICAM; Teresa Araújo, do Centro de Estudos da Mulher “As Faces de Eva”, e Maria Mota, investigadora do Instituto Gulbenkian de Ciência.

O visionamento dos filmes e a participação nas mesas redondas é de entrada livre e gratuita.

A tarde de domingo contará com a presença do Secretário de Estado da Ciência e da Inovação, Eng.º Pedro de Sampaio Nunes.

O Programa completo do Festival está disponível em www.cienciaviva.pt