Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
28-07-2003
CIÊNCIA VIVA RUMO AOS FARÓIS
Lisboa


Segunda - feira, 28 de Julho de 2003

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Cabo Espichel, terça –feira, dia 29 de Julho

No dia 29 de Julho, terça feira, pelas 19h30m, terá lugar a apresentação pública da Ciência Viva nos Faróis 2003, no Cabo Espichel, sendo também feito o lançamento do livro “Faróis de Portugal”, com a presença do ministro da Ciência e do Ensino Superior, Pedro Lynce.

O Verão de 2002 viu nascer esta iniciativa. E no Verão de 2003, em Portugal, milhares de pessoas vão de novo descobrir a ciência nos faróis. E o Ciência Viva espalha-se um pouco por toda a costa portuguesa, abrangendo 18 faróis da costa continental, Açores e Madeira, num conjunto de 76 acções.

Sabia que...

Apesar da modernização e automatização, os faróis portugueses mantêm as suas ópticas originais e centenárias?

Que o Farol de Aveiro é o mais alto da Europa?

Que o Farol de S. Vicente tem uma das oito maiores ópticas do mundo?

Que o Farol do Cabo da Roca é o mais ocidental do continente europeu?

Que o Farol do Cabo Espichel é um dos mais antigos tendo sido construído em 1790?

Durante todas as sextas-feiras e sábados dos meses de Agosto e Setembro os principais faróis da costa portuguesa vão estar abertos aos visitantes na hora mágica do crepúsculo vespertino. Meia hora antes do exacto momento de acender o farol, oficiais da Marinha falam de princípios de óptica, de técnicas de orientação, da importância dos faróis na navegação costeira. E as pessoas reencontram memórias num imaginário de infância numa actividade de divulgação científica para o grande público.