Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
30-05-2003
MARS-EXPRESS: A EUROPA VAI A MARTE
Lisboa


Divulgação imediata
Sexta-feira, 6 de Junho, às 15h

Na sexta-feira, 6 de Junho, no Pavilhão do Conhecimento- Ciência Viva, será feita a retransmissão do lançamento da sonda orbital Mars Express, comentada por Clovis de Matos, físico português na ESA (Agência Espacial Europeia).

Mars Express, desenvolvida pela ESA (Agência Espacial Europeia), é a primeira missão espacial planetária inteiramente desenvolvida pela Europa. Instituições científicas de vários países europeus contribuíram para esta missão, que nos permitirá obter dados sobre a atmosfera e sobre a crusta de Marte, até 5 km de profundidade. O veículo orbital e a pequena sonda robótica Beagle 2 que aterrará na superfície do planeta, terão um papel chave na cooperação internacional com as outras missões de exploração de Marte, cujo lançamento está previsto para este ano.

O lançamento será feito no próximo dia 2 de Junho a partir de Baikonur, no Casaquistão, e poderá ser seguido em directo a partir das 17h 15 na nova página A Ciência e o Espaço, no site da Ciência Viva http://www.cienciaviva.pt

Mas para saber mais sobre o planeta vermelho, o melhor é mesmo vir ao Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva no dia 6 de Junho:

Programa:
15 – 17 h Auditório do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva

A exploração de Marte

Retransmissão do lançamento da sonda orbital Mars Express, comentada por Clovis de Matos (ESA), seguida de debate com o público.