Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
14-04-2004
À DESCOBERTA DO FUNDO DO MAR
Portimão

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Três alunos e um professor da Escola Secundária Diogo Gouveia, de Beja, acompanham a equipa de investigadores do projecto internacional SEMAPP – Science, Education and Marine Archeology Program in Portugal a bordo do navio da Marinha Portuguesa “Schultz Xavier”, numa experiência que lhes vai permitir acompanhar uma das fases de investigação na zona do canhão de Portimão ao longo do dia 17 de Abril.

SEMAPP é um projecto de investigação nas áreas de arqueologia, biologia e geologia marinhas, visando também o desenvolvimento de aplicações tecnológicas para o estudo do oceano. A Marinha Portuguesa actua como catalisador deste projecto, do qual fazem parte instituições científicas norte-americanas (a Ocean Technology Foundation, a Universidade de Connecticut) e portuguesas (o Centro de Ciências do Mar do Algarve, a Universidade Autónoma de Lisboa e o Instituto Hidrográfico), sendo as actividades de extensão educativa coordenadas pela Ciência Viva.

No canhão de Portimão, os cientistas dedicar-se-ão a estudos sobre a fauna marinha e sobre os aspectos geológicos destas formações, sem esquecer os possíveis rastos deixados pela intensa actividade marítima nesta área no tempo dos Descobrimentos.

Os três alunos, que participarão nas actividades de investigação e na rotina do navio, foram seleccionados pelo trabalho que elaboraram no âmbito de um concurso promovido pela Ciência Viva, em que foram convidados a imaginar-se como investigadores e a descrever uma aventura no mar fundamentada em conhecimentos científicos.

Convidam-se os Órgãos de Comunicação Social a acompanhar o “media day” neste dia 17 de Abril, em Portimão. Para mais informações é favor contactar:

Mais informação:
http://www.cienciaviva.pt/projectos/semapp/
Ciência Viva
Tel. 21 72 21 160