Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
20-01-2004
DESAFIOS
Lisboa

Os desafios de Marte no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Sábado, dia 24 de Janeiro, às 15h30m, no auditório do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, escolas do ensino básico e secundário debatem os desafios da exploração de Marte com cientistas e engenheiros.

Entre os especialistas presentes, destacamos Manuel Paiva, investigador português da Universidade Livre de Bruxelas e membro do Fundo Educativo da Estação Espacial Internacional, investigadores do Instituto Superior Técnico, bem como engenheiros da DEIMOS Engenharia, empresa portuguesa que colaborou com a ESA no âmbito da missão Mars Express.

Os investigadores responderão a perguntas colocadas pelos estudantes presentes na sessão, bem como a outras questões enviadas por correio electrónico e publicadas no site do projecto.

Estarão presentes alunos do 11º ano da Escola Secundária de Alves Martins, Viseu e do 7º ano da Escola Básica 2-3 de Alverca, vencedores das duas primeiras edições da iniciativa Desafios.

A iniciativa Desafios consiste em propostas de actividades sobre temas do espaço em formato de concurso. Em cada mês é lançado um tema e identificado o trabalho vencedor, a que é atribuído um prémio, um CD-ROM ou um livro sobre temáticas do Espaço. A melhor participação do ano, a anunciar durante a Semana Mundial do Espaço (Outubro de 2004), será premiada com uma visita surpresa a um centro de investigação na área das ciências e tecnologias do Espaço.

DESAFIO 1 Novembro de 2003
"Missão a Marte" de Brian de Palma: que erros científicos?"

DESAFIO 2 Dezembro de 2003
O Natal em Marte

DESAFIO 3 Janeiro de 2004
A exploração de Marte

O tema do Desafio para o mês de Fevereiro será dado a conhecer na sessão.

Para mais informações sobre a actividade Desafios, consultar www.cienciaviva.pt

Telef: 21 722 11 60