Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
23-07-2003
JOVENS PASSAM FÉRIAS COM A CIÊNCIA
Nacional

De Julho a Setembro, cerca de 800 estudantes do ensino secundário vão passar parte das suas férias a trabalhar com e como cientistas. Trata-se da sétima edição da iniciativa "Ocupação Científica de Jovens nas Férias", que conta com a participação de instituições científicas que recebem os estudantes nos seus laboratórios.


Sexta-feira, 25 de Julho, às 10.00 horas, no Centro de Neurociências de Coimbra, uma das instituições de acolhimento deste programa de ocupação científica de jovens, terá lugar a apresentação pública da edição de 2003 deste programa, com a presença do ministro da Ciência e do Ensino Superior, Pedro Lynce, que contactará com investigadores e estudantes.


Os contributos da Biologia Molecular e Celular em áreas da saúde tão diversas como as alterações celulares na epilepsia, a terapia do cancro, o diagnóstico pré-natal ou os mecanismos da visão são abordados pelos alunos ao longo do estágio nos laboratórios do Centro de Neurociências de Coimbra. Durante duas semanas, 17 jovens de 9 escolas secundárias têm a oportunidade de trabalhar ao lado dos investigadores, de viver o dia a dia de um laboratório em actividade.


Instituição e estágio a visitar na sexta feira, dia 25 de Julho:


Centro de Neurociências de Coimbra - CNC – COIMBRA

Presidente: Prof.ª Catarina Oliveira

Edifício IBILI, Azinhaga de Santa Comba – Celas, Coimbra

(Junto ao Hospital Universitário)

Telefone CNC: 23 983 47 29

Fax CNC: 23 982 27 76

www.uc.pt/cnc/


Biologia Celular e Molecular

Responsável: Prof. Carlos B. Duarte

Nº Alunos: 17 , Anos: 11º, Agrupamento Biologia

Data: de 14-07-2003 a 25-07-2003, Horário: Manhã + Tarde


Programa:

10h 00 – 10h 30 Auditório

Breve apresentação dos trabalhos a decorrer no âmbito da Ocupação dos Jovens nas férias; com a presença de alunos, professores e investigadores que realizaram actividades em anos anteriores

10h 30 – 11h 00 Visita aos laboratórios onde decorrem as actividades


Este ano, cerca de 800 estudantes fazem os seus estágios em 52 instituições científicas em todo o país, envolvendo cerca de 200 investigadores.


O que é a Ocupação Científica de Jovens nas Férias?


Iniciado em 1997, este programa desenvolve-se durante o período de férias escolares dos alunos, nos meses de Verão, e proporciona aos estudantes do ensino secundário uma oportunidade de aproximação à realidade do trabalho de investigação científica. Esta aproximação tem vindo a assumir formas diversificadas, incluindo a participação em equipas de investigação ou a realização de actividades laboratoriais, acompanhadas por investigadores.


Para mais informações consultar: www.cienciaviva.pt/estagios/jovens/

O Programa de Ocupação Científica de Jovens nas Férias, iniciado em 1997, abrangeu, até ao ano de 2003, cerca 3.000 alunos.


Para mais informações:
Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica
Tlf 21 722 11 60
www.cienciaviva.pt