Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
10-07-2018
Ciência 2018: faltam três dias para o maior encontro de ciência e tecnologia do país

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

O Ciência 2018 - Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, a maior reunião nacional de investigadores de diferentes instituições e áreas do conhecimento, regressa a Lisboa já na próxima semana, de 2 a 4 de Julho. Esta edição tem como país convidado a África do Sul.



Durante os três dias da conferência, investigadores de grande destaque no plano internacional passarão pelo Grande Auditório do Centro de Congressos de Lisboa, em Belém, juntando-se a empresários, decisores políticos, estudantes de todos os níveis de ensino, professores do ensino básico e secundário e público interessado.



O programa integra 92 sessões, 565 comunicações, 690 posters e 82 demonstrações onde os participantes ficarão a conhecer, de uma forma prática e interactiva, os projectos em curso nas unidades de investigação do país.

As sessões paralelas serão abertas por jovens que participaram em projectos e iniciativas promovidas ou apoiadas pela Ciência Viva, como por exemplo a Ocupação Científica dos Jovens nas Férias, o CanSat Portugal, os estágios no CERN, o projecto Escola Azul ou o Concurso Europeu de Jovens Cientistas.

Durante o encontro, a Ciência Viva apresentará dois projectos estratégicos para os próximos anos. As “Quintas Ciência Viva: ruralidade contemporânea e cultura científica” (sessão dia 3, 15.30) serão novos espaços de cultura científica ao serviço das populações, integrando saberes locais, inovação e conhecimento com recurso a instituições de investigação, institutos politécnicos e autarquias.

Já na sessão “Academia Ciência Viva: debate com professores sobre realidades e expectativas no ensino experimental das ciências” (sessão dia 2, 11.30) discutir-se-ão as bases em que esta iniciativa será lançada já no próximo ano lectivo à escala nacional. Também o papel das empresas e da comunidade científica na educação será discutido na sessão “Parcerias para a educação: o exemplo do CanSat Portugal” (sessão dia 2, 15.30).

O encontro Ciência 2018 é promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em colaboração com a Ciência Viva e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, tendo o apoio institucional do Governo através do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Programa e inscrições em www.encontrociencia.pt

Mais informações:
Departamento de Comunicação, Marketing e Design
Catarina Figueira: 96 156 09 26