Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
26-04-2018
Final CanSat Portugal 2018 descola hoje nos Açores

DIVULGAÇÃO IMEDIATA


É já hoje o take-off para a final CanSat Portugal 2018, que decorre até domingo na Ilha de Santa Maria, Açores. Cerca de 100 alunos, acompanhados pelos seus professores, irão pôr à prova os seus micro-satélites na eliminatória nacional deste projecto educativo do ESERO Portugal, organizado pela Ciência Viva e pela Agência Espacial Europeia (ESA) com o apoio do Governo Regional dos Açores.

A iniciativa desafia estudantes do ensino secundário de todo o país a projectar e construir um modelo funcional de um micro-satélite (CanSat) integrado num volume equivalente ao de uma lata de refrigerante. No sábado, 28 de Abril, os micro-satélites serão lançados de uma altura de 1000 metros. Os alunos terão de comunicar com o satélite na descida e, tal como num verdadeiro projecto espacial, recolher dados científicos e imagens para desenvolver um projecto.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e o Director da ESA Education, Hugo Marée, estarão nos Açores a acompanhar esta iniciativa. O júri que avaliará os projectos tem a participação especial do investigador Manuel Paiva, consultor da ESA, e conta ainda com Ana Noronha (Ciência Viva), Agostinho Fonseca (Instituto Superior Técnico), Eduardo Ferreira (NAV), Ricardo Conde (EDISOFT), Rui Agostinho (Observatório Astronómico de Lisboa) e Duarte Cota (Escola de Novas Tecnologias dos Açores).

Os momentos altos do evento serão transmitidos em directo no canal Cansat Portugal 2018 do YouTube pelos alunos da Escola Secundária de Santa Maria.

Este é um dos projectos educativos mais desafiantes e mais completos, em que os alunos desenvolvem competências de ciência, de engenharia, mas também de trabalho em equipa, de gestão e de comunicação. O Cansat Portugal teve início em 2014 e em cinco edições abrangeu mais de 400 jovens do ensino secundário.

A equipa vencedora representará Portugal na final internacional que se realiza em Portugal, pela primeira vez na Ilha de Santa Maria, de 28 de Junho a 1 de Julho, e que juntará 18 equipas. Em 2016, e pela segunda vez, a equipa portuguesa foi a vencedora do CanSat Internacional, o que revela o elevado nível alcançado pelas escolas portuguesas neste concurso.


As equipas participantes têm ainda a possibilidade de contactar com os membros do júri, todos eles importantes agentes activos no sector espacial, assistir a palestras de cientistas ou engenheiros desta área, assim como a oportunidade única de visitar a Estação de Rastreio da ESA e o centro de formação aeronáutica dos Açores (SATA). Esta vivência tem transformado o CanSat nacional numa verdadeira Escola do Espaço. A equipa do ESERO Portugal visitará ainda todas as escolas da Ilha de Santa Maria durante a competição levando a cabo actividades práticas sobre o Espaço, com o apoio do Expolab - Centro Ciência Viva e do Observatório Astronómico de Santana.

Programa


Mais informações:
Unidade de Comunicação e Imagem
Catarina Figueira: 96 156 09 26