Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
05-04-2018
Peixe em Lisboa dá dicas para um mar sem lixo

Sabia que cada um de nós produz em média 31 kg de resíduos de plástico por ano? E que 50% do lixo encontrado nas praias provém de materiais descartáveis?

A Ciência Viva colabora com a Docapesca na sensibilização do público e dos profissionais da restauração para o problema do lixo marinho com o debate À Mesa por um Mar sem Lixo, que terá lugar na próxima terça-feira, 10 de Abril, às 18:00, no Salão Nobre do Pavilhão Carlos Lopes.

Com a entrada em vigor da Estratégia Europeia para o Plástico na Economia Circular, vamos debater os desafios que se colocam relativamente ao uso de embalagens descartáveis, nomeadamente na restauração. Paula Sobral, investigadora do MARE, professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e fundadora da Associação Portuguesa de Lixo Marinho, parceiros do projecto “A Pesca por um Mar sem Lixo”, promovido pela DOCAPESCA e que constitui um dos compromissos assumidos pelo nosso país na conferência Our Ocean, vão dar testemunho do estado da nossa costa. A iniciativa conta com a presença de Sofia Colares Alves, Chefe da Representação da Comissão Europeia em Lisboa.

Reduzir o uso de plástico, utilizar recipientes reutilizáveis ou compostáveis e reciclar cuidadosamente todo o plástico para o qual não consigamos mesmo encontrar alternativas viáveis são alguns dos gestos que podem trazer uma maré de mudança para o oceano e os ecossistemas marinhos.

Esta sessão resultou do projecto europeu Sea Change que veio mostrar como pequenos gestos como estes são importantes para a preservação da saúde do oceano.

Depois deste debate não vai olhar da mesma maneira para a palhinha no refresco. E nunca mais vai esquecer aquele copo de plástico que voou na esplanada à beira mar…

No dia 13 de Abril, sexta-feira, às 15.00, o público é convidado a assistir ao showcooking Chegar à Brasa ao Carapau pela chef Patrícia Borges, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche/IPL, para promover o consumo de espécies que não se encontram em risco. A sessão conta com a participação de atletas portugueses de desportos náuticos.