Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
01-08-2001
ASTRONOMIA NO VERÂO 2001
Observatório Astronómico do Marão - Serra do Marão

A 1390 metros
mais perto do céu da Astronomia no Verão

Sábado, 4 de Agosto, às 19.00 horas
Observatório Astronómico do Marão
Serra do Marão


Astrónomos de todo o país vão encontrar-se no Marão para o lançamento da 6ª edição da Astronomia no Verão. O encontro, que conta também com a presença do ministro da Ciência e da Tecnologia, José Mariano Gago, tem lugar no dia 4 de Agosto, às 19h00, no Observatório Astronómico do Marão (ver mapa de localização).

O local escolhido reunirá astrónomos portugueses que este ano, pela 6ª vez, se organizam em mais de 650 acções distribuídas por 220 localidades em Portugal.


Uma história de persistência

A iniciativa da construção do Observatório Astronómico do Marão partiu de um grupo de astrónomos amadores e profissionais – o Grupo Andrómeda. Contando com o apoio formal das autoridades locais, arrancaram em 1997 com a instalação de um contentor-abrigo que lhes permitiu efectuar uma primeira sessão na Astronomia no Verão e mostrar “a um grupo de felizardos um céu como nunca tinham visto”. Meses depois, um forte temporal desfazia o contentor e o sonho. Iniciaram então a construção de um telescópio totalmente arquitectado e desenvolvido pelo Grupo. Enquanto erguiam um edifício permanente, e depois dos primeiros ensaios em Abril deste ano, um assalto vinha de novo ameaçar o projecto. Hoje, repostas as condições de segurança e de observação astronómica, o Observatório torna-se o palco de lançamento de mais uma campanha nacional de divulgação da Astronomia no Verão.


Portugal a olhar o céu

A Astronomia no Verão é promovida pela Agência Ciência Viva desde 1996, tendo vindo a proporcionar a milhares de portugueses uma oportunidade para observar os astros e aprofundar os conhecimentos sobre o universo. Durante os meses de Agosto e Setembro, meia centena de equipas de astrónomos, espalhados por todo o país, colocam os seus telescópios à disposição da população e respondem a questões do público. Também os grandes equipamentos dos Observatórios Astronómicos profissionais abrem as suas portas e organizam actividades de animação e divulgação científica para o grande público.



Para mais informações sobre o programa completo da Astronomia no Verão consultar:
www.cienciaviva.pt

Informações pelo nº azul 808 200 205

Observatório Astronómico do Marão:
Dr. Jorge Carneiro - Telef: 96 338 44 18
www.terravista.pt/bilene/8283

Localização do Observatório Astronómico do Marão
9Km da Pousada S. Gonçalo, no Marão