Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
14-12-2017
Conferência de Natal Ciência Viva, com a investigadora Paula Sobral

Muitos dos plásticos que usamos acabam no mar. Com o passar do tempo decompõem-se em fragmentos mais pequenos, sem nunca desaparecerem do oceano. A estes microplásticos juntam-se os que são utilizados como matéria-prima na indústria, as microesferas dos produtos de higiene e as fibras da roupa. Estas partículas absorvem compostos orgânicos persistentes na água e libertam aditivos tóxicos. Acabam por ser ingeridas por muitos organismos marinhos que as confundem com alimento, podendo depois atingir as populações humanas através do consumo de produtos do mar.

No próximo dia 20 de Dezembro, quarta-feira, às 19.00, terá lugar no Teatro Nacional D. Maria II a 6.ª Conferência de Natal da Ciência Viva. Numa viagem marítima guiada pela investigadora Paula Sobral ficaremos a saber mais sobre os microplásticos e o que podemos fazer, diariamente e através de pequenos gestos, para a defesa do oceano.

Paula Sobral é bióloga, professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e investigadora do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.
Desenvolve investigação em microplásticos e lixo marinho desde 2008 e tem colaborado com várias instituições e agências governamentais na implementação da Directiva Quadro Estratégia Marinha. É ainda fundadora e presidente da Associação Portuguesa do Lixo Marinho, plataforma de sensibilização que promove actividades de comunicação de ciência sobre o tópico do lixo marinho e dos microplásticos.

As Conferências de Natal Ciência Viva são organizadas em parceria com instituições científicas de referência, nacionais e estrangeiras. São inspiradas nas Christmas Lectures do Royal Institution de Londres, criadas em 1825 por Michael Faraday.

A entrada na conferência é livre mediante inscrição prévia em www.cienciaviva.pt.

A sessão terá interpretação em Língua Gestual Portuguesa.