Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
31-08-2017
Alunos do ensino secundário viajam até ao CERN para um estágio de duas semanas
CERN

As férias de verão estão quase a terminar, mas não para todos os estudantes. 22 alunos do ensino secundário de todo o país partem com os seus professores, este domingo, 3 de Setembro, para um estágio numa das mais prestigiadas instituições de investigação científica do mundo: o CERN, Laboratório Europeu de Física Nuclear, perto de Genebra, na Suíça.

Durante duas semanas, os alunos frequentarão o High-School Students Internship Programme onde terão a oportunidade de conhecer de perto a ciência que se faz no CERN, e de desenvolver as suas competências num ambiente de alta tecnologia. Acompanhados por cientistas portugueses e brasileiros, os jovens vão ainda aprofundar os conhecimentos de física de partículas trabalhando com equipas de investigação ou de desenvolvimento tecnológico através de visitas e workshops.

Não foi fácil escolher os participantes. Estes alunos foram seleccionados, entre mais de 60 candidatos, pela sua motivação e pela participação em projectos anteriores relacionados com a Física como o CanSat, Masterclasses e Olimpíadas, entre outros.

Portugal é um dos cinco países que participa neste programa, criado em Maio deste ano, com a Hungria, a Bulgária, a França e a Noruega. A participação portuguesa nesta iniciativa é coordenada pela Ciência Viva e pelo LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas.

Este estágio está integrado na 21.ª edição da Ciência Viva no Laboratório - Ocupação Científica de Jovens nas Férias que, desde a sua criação, já proporcionou a cerca de 15 mil estudantes do ensino secundário o contacto directo com o trabalho de investigação em laboratórios e instituições científicas em todo o País através de mais de 5 000 estágios.

A edição deste ano conta com mais de 300 estágios em 80 instituições científicas, abrangendo um total de 1 230 estudantes.

As escolas participantes são:

Escola Secundária de São Pedro, Vila Real
Escola Secundária de Felgueiras
Escola Secundária de Almeida Garrett, Vila Nova de Gaia
Escola Secundária de Campos Melo, Covilhã
Escola Secundária José Saramago, Mafra
Escola Secundária de Mem Martins, Sintra
Colégio de São Tomás, Lisboa
Colégio Pedro Arrupe, Lisboa
Colégio Salesianos de Lisboa
Colégio Valsassina, Lisboa
Escola Secundária Pedro Nunes, Lisboa
Escola Secundária Quinta do Marquês, Oeiras
Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras
Escola Secundária Luís de Freitas Branco, Paço de Arcos
Escola Secundária de Casquilhos, Barreiro
Escola Secundária de Severim de Faria, Évora
Escola Secundária de Gil Eanes, Lagos