Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
27-05-1999
3º FÓRUM CIÊNCIA VIVA
Lisboa

Forum Ciência Viva: experiências para aprender

Nova FIL, Parque das Nacões
28 e 29 de Maio
Visita do Primeiro-Ministro: sexta, dia 28, 12.30 horas

O Primeiro-Ministro, António Guterres, preside amanhã, às 12.30 horas, à Sessão de Abertura do 3º Forum Ciência Viva que, durante dois dias, decorre na nova Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações (Pavilhão 4).

Antecedendo esta abertura oficial, às 10.30 horas, o ministro da Ciência e da Tecnologia, José Mariano Gago, visita os cerca de 500 expositores (184 quiosques e 205 "posters"), que vindos de todo o país, dão uma mostra dos projectos de ensino experimental das ciências, em escolas dos ensinos básico e secundário.

A Sessão de Encerramento, no dia 29, às 18 horas, contará com a presença, além do ministro Mariano Gago, do ministro da Educação, Marçal Grilo.
(Ver Programa em Anexo)

O Programa Ciência Viva realiza, desde 1996, um concurso público anual de projectos de educação científica para as escolas. Este programa, agora na sua terceira edição, financiou já 1.460 projectos. Estes projectos envolvem hoje não só 6.000 professores e meio milhão de alunos das cerca de 2 mil escolas onde decorrem (Continente e Regiões Autónomas), mas também outros parceiros institucionais: universidades, centros de investigação científica, laboratórios do Estado, autarquias, associações científicas, parques naturais e empresas. Estes parceiros contribuem com novos meios, nomeadamente humanos, e novas estratégias de abordagem das componentes experimentais do ensino das Ciências. Recentemente, o Programa Ciência Viva foi estendido aos Centros de Acolhimento e Formação do Ministério da Justiça (antigos reformatórios). No final de cada ano lectivo, todos são convidados a participar no Forum Ciência Viva, que, assim, vai também na sua terceira edição.

Os Foruns Ciência Viva visam promover o encontro entre os intervenientes dos projectos; consolidar e divulgar a actuação do Programa Ciência Viva na vertente do ensino experimental das ciências na escola; possibilitar a partilha de conhecimentos e experiências entre as comunidades científica, educativa e empresarial.

O Forum Ciência Viva está estruturado em torno de Conferências por especialistas nacionais e internacionais, por sessões paralelas e plenárias. Simultaneamente, decorre uma mostra de projectos, quer através de "Quiosques" - stands onde alunos e professores instalam as experiências desenvolvidas nos seus estabelecimentos de ensino, que assim podem ser partilhadas, manuseadas e testadas, no local, pelos colegas dos outros projectos e pelos visitantes em geral - e por posters, que testemunham o trabalho desenvolido, muitas vezes em torno de objectos de estudo com impacto na área da escola (caso típico de fenómenos geológicos, recursos hídricos, faunísticos, etc.). Os projectos Ciência Viva propõem abordagens experimentais em praticamente todos os domínios da Ciência: da astronomia à biologia, passando pela química, matemática, física ou ciências sociais e humanas.

Para mais informações sobre o Programa Ciência Viva e sobre o Forum, consultar a Internet em www.cienciaviva.pt