Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
11-05-1999
INVESTIGAÇÂO DO CANCRO NO ENSINO SECUNDÁRIO
Porto

Ipatimup e Ciência Viva despertam estudantes do secundário para a investigação sobre o cancro

Depois das férias científicas, um congresso a sério

Fundação Eng. António de Almeida 13-15 Maio

Os cerca de 50 alunos do ensino secundário da região do Porto, que no Verão passado estiveram envolvidos em actividades de investigação científica no Instituto de Patologia e Imunologia da Universidade do Porto (Ipatimup), no âmbito do Programa "Ciência Viva nas Férias", vão, nos próximos dias 13, 14 e 15 de Maio, apresentar os resultados daquela experiência num congresso de alunos do secundário. Trata-se do Congresso "Ambiente, nutrição e microrganismos nas doenças do tubo digestivo", que decorrerá na Fundação Eng. António de Almeida, numa iniciativa promovida pelo Ipatimup.

O Ipatimup é um instituto que se dedica à investigação e ao ensino pós-graduado em várias áreas das Ciências da Saúde e da Medicina, com enfâse no estudo das doenças oncológicas. Paralelamente às actividades de investigação científica tem desenvolvido acções de educação e difusão científica para o público em geral e, particularmente, junto às escolas dos ensinos básico e secundário. É neste sentido que coordena vários projectos Ciência Viva (programa do Ministério da Ciência e da Tecnologia destinado ao ensino experimental das ciências), envolvendo oito escolas da Área Metropolitana do Porto (nos concelhos do Porto, Matosinhos, Gondomar e Leça). É também uma das instituições de acolhimento de estudantes finalistas do secundário em estágios, no âmbito das Férias Científicas (vertente Ciência Viva nas Férias), que pretende proporcionar aos alunos um contacto directo com as actividades laboratoriais de unidades de investigação. Este programa, como o seu nome indica, decorre durante as "férias grandes" (Julho/Agosto).

No Verão de 1998, cerca de 50 alunos do secundário estagiaram no Ipatimup. Agora, durante três dias, vão consolidar os conhecimentos adquiridos e apresentá-los segundo uma lógica de cientistas "a sério": um Congresso, aberto também aos restantes colegas que não participaram no Ciência Viva nas Férias. São esperados cerca de 400 alunos de 12º ano e professores de Biologia das escolas envolvidas. Os objectivos desta iniciativa são desenvolver as atitudes e conhecimentos adquiridos, adestrar as aptidões e competências necessárias à experimentação e pesquisa científicas, aprender a apresentar resultados, elaborar "posters" e participar na sua discussão pública em Congresso. Este Congresso de "cientistas de palmo e meio" decorre em paralelo com uma importante convenção internacional de cientistas da área de investigação oncológica - a Reunião Conjunta das das Sociedades Europeia e Japonesa de Prevenção do Cancro, dedicada ao tema "Gene-environment interactions in the carcinogenesis of the digestive tract: their role in human cancer"

Para mais informações contactar a Unidade de Educação Contínua e Difusão Científica do Ipatimup: tel. 02 5570700 (Prof. Rui Mota Cardoso).