Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
21-11-2016
Começa hoje a Semana da Ciência e da Tecnologia 2016
País

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Até ao próximo domingo, serão sete dias de visitas guiadas a laboratórios, palestras com investigadores, cafés de ciência e actividades experimentais para todas as idades, num total de quase 450 acções gratuitas em todo o país. Estamos na Semana da Ciência e da Tecnologia 2016.

Amanhã, terça-feira, dia 22, às 17.30, decorre no Pavilhão do Conhecimento a sessão pública de apresentação da rede GPS. Este projecto pretende encontrar e conectar os investigadores portugueses espalhados pelo mundo e foi desenvolvido pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, a Universidade de Aveiro, a Altice Labs e a Ciência Viva.



Na quarta-feira, dia 23, o Instituto Politécnico de Bragança convida o público a descobrir como se constrói um cockpit para simulador de voo num Airbus A320. Os participantes poderão ver os sistemas já desenvolvidos e os que se encontram em desenvolvimento e terão a oportunidade de realizar um pequeno voo como membros da tripulação.



A partir da próxima quinta-feira, 24, Dia Nacional da Cultura Científica, o largo em frente ao Pavilhão do Conhecimento passará a designar-se "Largo José Mariano Gago", em homenagem ao fundador da Ciência Viva. A inauguração terá lugar às 12.30. Neste dia a entrada no Pavilhão do Conhecimento é gratuita.



Na sexta-feira, dia 25, a ligação entre os Robôs, os Cuidados de Saúde e a Bioética vai estar em debate no Pavilhão do Conhecimento, na 8ª edição do Dia C (link). Já no Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, decorre uma palestra/concerto sobre "Como as árvores se tornam música".



No sábado, dia 26, o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), no Porto, abre as suas portas para um Dia Aberto onde o público irá descobrir como se obtêm fármacos vindos do mar ou como os caranguejos nos podem ajudar a saber se há microplásticos no mar. Neste mesmo dia, o Centro Ciência Viva do Algarve organiza um passeio de barco à noite, na Ria Formosa, onde serão realizadas experiências de utilização de tecnologia solar em ambiente nocturno.



No domingo, dia 27, às 17.00, o Pavilhão do Conhecimento estende a passadeira vermelha para a cerimónia de entrega dos Prémios Ciência Viva Montepio 2016, atribuídos anualmente como reconhecimento por intervenção de mérito excepcional na divulgação científica e tecnológica. O "patologista mais influente do mundo" Manuel Sobrinho Simões, o projecto educativo GuIA - Ciência, desenvolvido pela professora Mafalda Lapa no Agrupamento de Escolas da Cidadela, e a secção "Qualidade Devida" do jornal Expresso, da autoria da investigadora Luísa Schmidt, são os vencedores deste ano.

Programa nacional da Semana da Ciência e da Tecnologia 2016 em www.cienciaviva.pt.