Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
24-10-2016
Bioética e Religião em debate no Pavilhão do Conhecimento
Pavilhão do Conhecimento

Esta quinta-feira, 27 de Outubro, às 19.30, vamos debater a Bioética e Religião no Pavilhão do Conhecimento, na 7.ª edição do Dia C. São oradores convidados Manuel Braga da Cruz (Universidade Católica Portuguesa), Maria João Tomás (Instituto Universitário de Lisboa) e Paulo Borges (Universidade de Lisboa). A moderação estará a cargo de Lucília Nunes (Vice-presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida).

As religiões oferecem diferentes visões sobre a natureza da vida e a forma como deve ser vivida. Nas sociedades laicas, este é também o objecto da bioética. Que papel poderá a religião ter nestes domínios habitualmente partilhados com cientistas, médicos e legisladores?

As convicções religiosas reflectem-se em concepções de corpo e de pessoa, de doença e de sofrimento, de vida e de morte. Influenciam as decisões morais de leigos e de especialistas, em questões como a investigação e uso de células estaminais, cuidados de fim de vida, saúde sexual e reprodutiva.

Como é que as diferentes religiões influenciam a bioética? Como deverá o seu papel ser reconhecido, negociado ou delimitado?

A entrada é gratuita mediante inscrição prévia em www.cienciaviva.pt.

O Dia C tem como media partner o jornal Público.