Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
07-09-2016
Debate de Cidadãos sobre o Espaço para a Europa
Pavilhão do Conhecimento

Sábado, 10 de Setembro, às 11.00, no Pavilhão do Conhecimento

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

No próximo sábado, 10 de setembro, às 11.00, decorre no Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva uma consulta pública sobre o papel do Espaço no futuro da Europa. Foram seleccionados 100 cidadãos de entre os que voluntariamente se inscreveram.

Esta consulta decorre simultaneamente nos 22 estados membros da Agência Espacial Europeia (ESA), envolvendo mais de 2 000 cidadãos em 22 países. Portugal foi o país com uma maior igualdade de género entre os participantes.

Os voos espaciais tripulados, a ciência, a tecnologia e a inovação espaciais ajudam a responder a alguns dos mais importantes desafios da sociedade actual e são uma fonte de inspiração para as gerações futuras. Neste debate, os cidadãos terão a oportunidade de apresentar as suas opiniões e participar na definição de prioridades dos programas espaciais actuais e futuros da Agência Espacial Europeia.

Os primeiros resultados estarão disponíveis ao fim de 48 horas e serão comunicados ao Director-Geral da ESA, Jan Woerner.

A ESA organiza este evento com o apoio da Missions Publiques e de instituições em cada estado membro. Em Portugal, a coordenação da iniciativa é assegurada pela Ciência Viva, em colaboração com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e o Space Generation Advisory Council.

Mais informações em Debate ou através do e-mail space@cienciaviva.pt.

Unidade de Comunicação e Imagem
Catarina Figueira: 96 156 0926