Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
21-06-2016
Alunos de 14 países lançam micro-satélites dentro de latas de refrigerante
Ciência Viva

Portugal é uma vez mais o palco da Final Europeia da Competição CanSat 2016, que decorre esta semana de 23 a 25 de Junho, no Aeródromo Municipal da Praia de Santa Cruz, Torres Vedras. O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, marcará presença no evento.

A competição CanSat 2016 é um concurso a nível europeu organizado pela Agência Espacial Europeia (ESA) em colaboração com o AeroEspaço/Aeroclube de Torres Vedras e a Ciência Viva, parceira da ESA no projecto ESERO Portugal.

Neste desafio alunos do ensino secundário constroem um micro-satélite, integrando antenas, sensores e uma bateria numa lata de refrigerante para realizar uma missão científica. Utilizando um foguetão, cada micro-satélite é lançado a 1000 metros de altura para recolha de dados científicos. Durante a queda o pára-quedas projectado pelos alunos abre para que a lata aterre em segurança e sejam recuperados os dados.

Depois do lançamento os alunos analisam os dados recolhidos e apresentam as suas conclusões perante um júri internacional em que destacamos representantes da ESA e o Professor Manuel Paiva.

Participam este ano equipas de 14 estados membros da ESA. Cada equipa é já vencedora de uma competição nacional e vem a Portugal disputar o título europeu. O grande vencedor da competição CanSat 2016 será anunciado no Sábado, dia 25.

A equipa portuguesa é composta por seis jovens da Escola de Novas Tecnologias dos Açores e o satélite que vai lançar tem como missão científica estudar a luz solar e a eficácia da utilização de painéis solares em futuras missões espaciais.

Consulte o programa.

Saiba mais em www.cienciaviva.pt