Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
28-06-2016
A ética no uso e no acesso à água em debate no próximo Dia C
Pavilhão do Conhecimento

É já esta quinta-feira, 30 de Junho, às 19.30, que a ética no uso e no acesso à água vai estar em foco no Pavilhão do Conhecimento, na 6.ª edição do Dia C. São oradores convidados Catarina de Albuquerque (Relatora Especial da ONU para o Direito à Água e Saneamento), Carla Graça (Vice-presidente da associação ZERO) e Luísa Schmidt (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa).

Essencial para a vida, como meio e agente de processos biológicos fundamentais, a água é também indissociável de uma vida com qualidade. Cuidados de higiene e saneamento, actividades de lazer e cultura e a produção de bens pela indústria levam a um consumo maior de água nas sociedades desenvolvidas.

Contudo, a água é um bem ameaçado por alterações climáticas, degradação do ambiente, conflitos, sobreconsumo e má gestão.

Os debates éticos sobre o uso da água implicam uma reflexão sobre os direitos de acesso e a distribuição equitativa de água limpa entre indivíduos, grupos, regiões ou países, e sobre quem pode determiná-los.

Esta iniciativa integra as Conversas Ciência Conhecimento (Dia C) organizadas em parceria com o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, que decorrem no Pavilhão do Conhecimento até Novembro na última quinta-feira do mês.

A entrada é gratuita mediante inscrição prévia em www.cienciaviva.pt.

O Dia C tem como media partner o jornal Público.