Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
01-07-2016
Ciência 2016 – O maior encontro de Ciência e Tecnologia em Portugal, de 4 a 6 de Julho, no Centro de Congressos de Lisboa
Centro Congressos de Lisboa

O Ciência 2016 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, a mais importante e diversificada reunião nacional de investigadores de diferentes instituições e áreas do conhecimento, está de volta e terá lugar de 4 a 6 de Julho, no Centro de Congressos de Lisboa.

Esta iniciativa retoma a prática de promover um encontro anual, aberto à comunidade científica, empresas, decisores políticos e ao público em geral, para a apresentação e discussão dos principais temas, resultados e questões que caracterizam a actividade científica e tecnológica em Portugal. De entrada livre, o encontro Ciência 2016 junta no mesmo fórum mais de 300 oradores, 200 instituições de investigação, 2500 participantes, 6 sessões plenárias, 100 sessões paralelas, 50 demonstrações de projectos científicos por instituições de investigação e 500 posters de alunos de doutoramento.

A abertura dos trabalhos terá lugar no dia 4 de Julho, segunda-feira, às 09.30, na presença do Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, do Primeiro - Ministro, António Costa, e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

As seis sessões plenárias focam desafios específicos da ciência em Portugal e contam com a participação de figuras de referência, nacionais e estrangeiras. Os oradores convidados do primeiro dia são Sir John O’Reilly, membro da Royal Society e professor do University College London (Reino Unido), e Eric Lindstrom, da NASA (EUA). John O’Reilly é Presidente da agência Science and Engineering Research Council (SERC) de Singapura, e foi Director-Geral para a inovação no Reino Unido (entre 2013 e 2015). Eric Lindstrom é co-coordenador das comissões de dois programas de observação do oceano, Global Ocean Observing System e US Interagency Ocean Observations Committee.

A Ciência Viva organiza três sessões dedicadas ao ensino experimental das ciências, aos laboratórios de participação pública, e ao projecto das Escolas Ciência Viva.

O Encontro Ciência 2016 é organizado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia em colaboração com a Ciência Viva, a Academia das Ciências de Lisboa e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Tem como Comissário Carlos Salema, Vice-presidente da Academia das Ciências e Presidente do Instituto de Telecomunicações.

Programa completo e inscrições em www.ciencia2016.pt