Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
13-05-2016
Livro de homenagem a José Mariano Gago lançado na 1.ª Conferência Caminhos do Conhecimento
Teatro Thalia

Os textos do livro www.marianogago.org não nasceram de uma iniciativa oficial nem de convites feitos a personalidades. Foram centenas de pessoas que nos dias a seguir ao desaparecimento do antigo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior quiseram expressar, de forma espontânea, o que este tinha representado nas suas vidas, partilhando momentos de convívio com o professor e político. Foi assim criado um sítio na Internet onde se foram recolhendo os testemunhos de cidadãos portugueses e estrangeiros, jornalistas, colegas investigadores e alunos, dirigentes de organizações científicas nacionais e internacionais, professores de todos os graus de ensinos e muitas pessoas anónimas.

O livro www.marianogago.org será lançado na próxima segunda-feira, 16 de Maio, às 18.30, no Teatro Thalia (no Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), durante a 1.ª edição do ciclo anual de conferências Caminhos do Conhecimento, de homenagem a José Mariano Gago. Estará presente o Primeiro-Ministro, António Costa, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Este ciclo de conferências, a realizar anualmente em Maio, no dia do nascimento de José Mariano Gago, foi planeado para apelar à mobilização colectiva em torno de um futuro com mais conhecimento, correspondendo a um desafio lançado em Maio de 2015 por Manuel Heitor, Fernanda Rollo, Rosalia Vargas, Alexandre Quintanilha e João Sentieiro.

Esta primeira edição está focada na discussão dos desafios que emergem sobre o conhecimento, ciência e cultura.

O encontro terá intervenções de Svein Sjoberg (University of Oslo) e Martin Bauer (London School of Economics) e também serão oradores Maria de Sousa, Rui Vieira Nery e Nuno Ferrand. No final, terá lugar uma Jam Session, interpretada por músicos, cientistas da Universidade de Évora e alunos da Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto.