Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
18-04-2016
Equipa dos Açores vai representar Portugal na final europeia do CanSat
Aeródromo Municipal da Praia de Santa Cruz, em Torres Vedras

A Equipa ENTA SAT2, da Escola de Novas Tecnologias dos Açores, foi a grande vencedora da final nacional do CanSat 2016, que decorreu no fim-de-semana no Aeródromo Municipal da Praia de Santa Cruz, em Torres Vedras.

O segundo lugar foi para a Equipa Icarus, da Escola Secundária Adolfo Portela, Águeda, e o terceiro para a Equipa CanRover, da Escola Secundária João de Deus, Faro. A Equipa 3D Stereo Sat, da Escola Profissional de Almada, recebeu uma menção honrosa.

Os alunos de Ponta Delgada irão representar Portugal na final europeia, que terá lugar pelo segundo ano consecutivo em Portugal, entre os dias 22 e 26 de Junho. Esta é uma iniciativa promovida pela Agência Espacial Europeia com o apoio da Ciência Viva através do projecto ESERO Portugal.

Cerca de uma centena de alunos e professores de todo o país participaram na final nacional, submetendo ao veredicto do júri os seus projectos. Cada grupo era responsável por desenvolver um modelo funcional de um micro-satélite (CanSat), cujos sistemas base (antena, bateria e sensores) teriam de estar integrados no volume equivalente ao de uma lata de refrigerante.

O júri que avaliou os projectos teve a participação especial do investigador Manuel Paiva e contou ainda com Agostinho Fonseca (Instituto Superior Técnico), António Falcão (Uninova), Arnaldo Oliveira (Instituto de Telecomunicações de Aveiro), Cátia Cardoso (Ciência Viva), Eduardo Ferreira (NAV), Ricardo Conde e Tiago Sepúlveda (EDISOFT) e Rui Agostinho (Observatório Astronómico de Lisboa).

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, assistiu ao lançamento dos micro-satélites a bordo do avião do Aeroclube de Torres Vedras.