Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
05-04-2016
Estes satélites têm uma lata! Final CanSat Portugal 2016
Pavilhão do Conhecimento

Já estamos em contagem decrescente para a final do CanSat Portugal 2016, que terá lugar no próximo sábado e domingo, dias 16 e 17 de Abril, no Aeródromo Municipal da Praia de Santa Cruz, em Torres Vedras.

Cerca de 100 alunos e professores de todo o país, incluindo as ilhas, irão colocar à prova os seus micro-satélites. Cada grupo é responsável por desenvolver um modelo funcional de um micro-satélite (CanSat), cujos sistemas base (antena, bateria e sensores) terão de estar integrados no volume equivalente ao de uma lata de refrigerante.

No domingo os micro-satélites serão lançados de uma altura de 1000 metros. Os alunos terão de comunicar com o satélite na descida e, tal como num verdadeiro projecto espacial, recolher vários dados, tai como temperatura e humidade.

A equipa vencedora representará Portugal na final internacional da Agência Espacial Europeia, que este ano se realiza pelo segundo ano consecutivo em Portugal, entre 22 e 26 de Junho.

O CanSat Portugal é organizado pelo Centro AeroEspaço do Aeroclube de Torres Vedras, em conjunto com o ESERO Portugal, um projecto educativo da ESA e da Ciência Viva.

O júri que avaliará os projectos tem a participação especial do investigador Manuel Paiva e conta ainda com Agostinho Fonseca (Instituto Superior Técnico), António Falcão (Uninova), Arnaldo Oliveira (Instituto de Telecomunicações de Aveiro), Cátia Cardoso (Ciência Viva), Eduardo Ferreira (NAV), Ricardo Conde e Tiago Sepúlveda (EDISOFT) e Rui Agostinho (Observatório Astronómico de Lisboa).

Na sessão de abertura estarão presentes Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Luís Serina, da Fundação para a Ciência e Tecnologia e Coordenador do Gabinete do Espaço.