Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
20-07-2015
Mais de 1000 alunos trocam a praia pelo laboratório este Verão
Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

A apresentação da 19.ª edição da Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica de Jovens nas Férias terá lugar esta quarta-feira, 22 de Julho, às 15.00, no CEiiA (Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel), em Matosinhos.

O CEiiA é um Centro de Engenharia e Inovação que desenvolve soluções para as indústrias da mobilidade e aeronáutica. É neste momento o maior empregador de engenheiros aeronáuticos e aeroespaciais em Portugal.

O CEiiA presta serviços de engenharia em estruturas e sistemas complexos e desenvolve produtos e serviços próprios. Destacamos, por exemplo, a participação no desenvolvimento do KC-390 da Embraer, o maior projecto aeronáutico em que a engenharia portuguesa esteve até ao presente envolvida ou o mobi.me, um sistema inteligente de gestão de mobilidade, pioneiro por medir em tempo real as emissões de gases de efeito de estufa associadas à mobilidade.

O CEiiA tem uma longa experiência na promoção da ciência e na interacção com a comunidade. Os jovens no estágio Ciência Viva estão integrados numa equipa que em 2014 obteve o primeiro prémio do Concurso Anual de Jovens Investigadores de Aeronáutica, da EREA - Associação Europeia de Centros de Investigação Aeronáutica, pelo uso de materiais compósitos de nova geração na redução de ruídos em aeronaves.

É precisamente na aplicação de materiais compósitos na indústria automóvel e aeronáutica que os alunos do estágio Ciência Viva estão a trabalhar, fabricando e testando uma carroçaria inspirada no veículo eléctrico desenvolvido no CEiiA.


SOBRE O PROGRAMA CIÊNCIA VIVA NO LABORATÓRIO

Criada em 1997 pela Ciência Viva, a Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica de Jovens nas Férias já proporcionou a mais de dez mil estudantes do ensino secundário o contacto directo com o trabalho de investigação em laboratórios e instituições científicas em todo o País.

A edição deste ano conta com 350 estágios em 80 instituições científicas, abrangendo um total de 1075 estudantes inscritos. Investigar doenças genéticas, conhecer as aplicações da biotecnologia ou aprender a construir robôs são apenas alguns exemplos dos estágios que os alunos poderão realizar até final de Agosto. Esta é sem dúvida uma oportunidade de contacto directo com os investigadores e com o seu trabalho diário.

Ponto de encontro: CEiiA
Morada: Av. D. Afonso Henriques, Matosinhos (esquina com a Circunvalação).