Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
23-06-2015
Portugal recebe Final da Competição da ESA CanSat Europe 2015
Aeródromo Municipal da Praia de Santa Cruz, Torres Vedras

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Esta competição europeia organizada pelo Departamento de Educação da Agência Espacial Europeia (ESA) em colaboração com o AeroEspaço/Aeroclube de Torres Vedras e a Ciência Viva decorre entre esta quinta-feira e sábado, dias 25 a 27 de Junho, no Aeródromo Municipal da Praia de Santa Cruz, Torres Vedras.

Um CanSat simula um satélite verdadeiro que tem de ser integrado no volume de uma lata de refrigerante. Este desafio propõe aos alunos do ensino secundário desenvolverem um micro-satélite que integre telecomunicação e bateria e que conclua com sucesso uma determinada missão científica quando lançado a 1000 metros de altura, finalizando com uma aterragem bem-sucedida.

A competição oferece aos alunos uma primeira oportunidade de contacto com uma missão espacial, desde a fase de projecto à integração dos componentes, testes, lançamento, análise de dados e apresentação dos resultados. É uma actividade única de desenvolvimento de capacidades gerais (pensamento científico, design técnico, análise de dados, trabalho de equipa, comunicação) e práticas (técnicas de soldadura, programação, construção de componentes electrónicos e estudos aerodinâmicos).

Equipas de 16 países de vários estados membros da ESA irão reunir-se na manhã de quinta-feira para dar início à final. No primeiro dia os CanSats serão testados e lançados de avião para verificação do seu sistema de recuperação. Sexta-feira é o dia mais aguardado, com o lançamento dos satélites com foguetões logo de manhã cedo.

Cada equipa decide qual vai ser a sua “missão”, desde projectos que simulam a famosa missão Rosetta e o seu módulo de aterragem Philae a rovers que irão recolher amostras de solo. A equipa que representará Portugal é composta por quatro jovens de 15 anos da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, nos Açores. Os vencedores da competição nacional CanSat que decorreu há alguns meses levam a Santa Cruz um satélite de comunicação para missões de socorro.

Depois do lançamento dos 16 satélites, os alunos irão analisar os dados recolhidos e apresentar as suas conclusões ao júri, que terá a difícil tarefa de escolher a melhor equipa da Europa nesta competição. A decisão final será anunciada no sábado ao final do dia.