Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
03-06-2015
Estudantes portugueses ajudam a promover literacia do oceano com especialistas internacionais
Feira Internacional de Lisboa, Parque das Nações

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Jovens portugueses que participaram em projectos de educação marinha nos últimos anos abrem os trabalhos do 1.º workshop sobre literacia do oceano, que traz esta sexta-feira, dia 5 de Junho, a Lisboa, a convite da Ciência Viva, investigadores, empresários e educadores de ambos os lados do Atlântico para debater formas inovadoras de promover o conhecimento do oceano na sociedade.

Estes estudantes participaram em projectos de investigação, colaboraram com cientistas, estagiaram em laboratórios de investigação e alguns estiveram embarcados em missões oceanográficas. Enquanto alunos do ensino básico e secundário investigaram temas como o impacto da acidificação do oceano nas algas calcárias, a criação de choco em aquicultura ou os parasitas dos carapaus durante os estágios de Verão promovidos pela Ciência Viva, nos projectos Escolher Ciência ou da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental. Agora, alguns já na universidade, dão-nos o seu testemunho no workshop de Literacia Transatlântica do Oceano – Estratégia para a Acção, que terá lugar a partir das 14.30, na Feira Internacional de Lisboa, Parque das Nações.

Participam alguns dos investigadores e educadores que estiveram na base do programa de Ocean Literacy nos EUA que a Ciência Viva foi a primeira organização europeia a adaptar ao currículo escolar. Destacamos a participação dos especialistas Paula Keener (National Oceanic and Atmospheric Administration), Gail Scowcroft (Universidade de Rhode Island e Centers for Ocean Sciences Education Excellence), Craig Strang (Lawrence Hall of Science da Universidade California) e William Mott (Director Executivo do Projecto The Ocean, EUA), e ainda Susan Heaney (Ocean Exploration Centre Manager, Titanic Belfast) e Jon Parr (Vice-Director da Marine Biological Association, Reino Unido).

Mais informação e programa completo com biografias em www.cienciaviva.pt/ocean