Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
02-06-2015
Alunos portugueses devolvem veleiro não tripulado ao mar para viagem de regresso a casa

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Esteve quase um ano à deriva no mar. Percorreu mais de 10 mil milhas e atravessou o Atlântico, desde os Estados Unidos até Portugal. Agora chegou a hora de fazer o caminho inverso. O WEST é um pequeno veleiro não tripulado com cerca de metro e meio de comprimento e vai ser lançado ao mar na manhã do próximo sábado, 6 de Junho, por alunos de duas escolas da Nazaré, a bordo do veleiro histórico Santa Maria Manuela.

O WEST foi baptizado por alunos da Escola de Westbrook, no Maine, e lançado ao mar em Dezembro de 2013, numa iniciativa promovida pelo projecto norte-americano Educational Passages. Impulsionado pela força do vento e das correntes, navegou à deriva pelo Atlântico, sempre monitorizado via internet pelos alunos de Westbrook que equiparam o barco com um GPS e um transmissor. Quase um ano depois, o WEST chegava por fim a terra, dando à costa junto ao farol de São Pedro de Moel.

Com o intuito de recuperar o WEST e devolvê-lo ao oceano, foi criado o projecto “WEST leva Portugal ao Mundo”, numa parceria entre várias entidades nacionais com ligação ao mar: Ciência Viva, Kit do Mar/ Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, ISR/IST, MARETEC/IST, Valuma e Ocean Puzzle. A iniciativa foi enquadrada no projecto europeu Sea For Society, que visa sensibilizar a sociedade para uma cidadania do mar.

O veleiro foi restaurado com o apoio dos Estaleiros da Nazaré e a decoração do casco ficou a cargo de turmas do 5.º ano da Escola Básica Amadeu Gaudêncio e do Externato Dom Fuas Roupinho. Estes alunos prepararam também uma mensagem que vai acompanhar a embarcação na viagem de regresso ao Atlântico.

Os 80 estudantes da Nazaré seguirão a bordo do veleiro Santa Maria Manuela e lançarão simbolicamente o WEST em frente ao Cais das Colunas. O veleiro será devolvido no mesmo dia às águas do Atlântico pela Caravela Vera Cruz.