Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
15-05-2015
Veleiro lançado por crianças americanas dá à costa no Pavilhão do Conhecimento

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Em Dezembro de 2013, a escola de Westbrook (Maine, EUA) lançou às águas do Atlântico um pequeno veleiro de 1,42 metros de comprimento equipado com um GPS.

Entregue aos ventos e às correntes oceânicas, o WEST navegou durante quase um ano e veio dar à costa em São Pedro de Moel, confirmando a previsão de investigadores do Instituto Superior Técnico que acompanharam a parte final da viagem com as suas simulações.

O veleiro foi restaurado com o apoio dos Estaleiros da Nazaré e os alunos da Escola Básica Amadeu Gaudêncio e do Externato Dom Fuas Roupinho prepararam a decoração do casco e uma mensagem que vai acompanhar a embarcação na viagem de regresso ao Atlântico.

Antes de se fazer ao mar, o WEST vai estar no Pavilhão do Conhecimento na próxima terça-feira, 19 de Maio, véspera do Dia Europeu do Mar, e os alunos portugueses vão apresentar os projectos e poder finalmente comunicar via skype com os colegas americanos que lançaram o veleiro.

No dia 6 de Junho, integrado no programa da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) criado para a Blue Week, o WEST seguirá com os alunos da Nazaré a bordo do veleiro Santa Maria Manuela e será entregue à Caravela Vera Cruz para ser devolvido às águas do Atlântico na rota mais provável para o levar de volta a casa.

A nova viagem do WEST será monitorizada ao longo do próximo ano lectivo por alunos dos dois lados do oceano, num projecto educativo entre escolas portuguesas e norte-americanas que participam no Educational Passages, numa parceria entre a Ciência Viva, a EMEPC, os centros de investigação ISR e MARETEC do Instituto Superior Técnico, e as empresas VALUMA e o OCEAN PUZZLE.

Programa completo em www.cienciaviva.pt