Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
13-05-2015
Jovens astronautas treinam no Pavilhão do Conhecimento
Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

É já amanhã, quinta-feira, 14 de Maio, que o Pavilhão do Conhecimento irá transformar-se num campo de treino para astronautas.

250 estudantes do 2.º e 3.º ciclos de seis escolas de todo o país participam no encerramento da edição 2015 da Missão X, um projecto da NASA e da ESA que tem como objectivo estimular jovens de todo o mundo para uma alimentação saudável e para a prática do exercício físico.

Equilíbrio, coordenação, orientação espacial, controlo corporal, força e agilidade são algumas das aptidões postas à prova neste programa de exercícios preparado pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, inspirado no treino dos astronautas. O programa no Pavilhão do Conhecimento contempla ainda uma conversa com o investigador Manuel Matos Lopes, especialista em Ciências do Espaço e professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, além de uma sessão prática sobre a alimentação no Espaço.

Durante seis semanas, entre Janeiro e Março, os estudantes portugueses cumpriram nas suas escolas e com sucesso um conjunto de desafios sobre ciência, nutrição e desporto, desenvolvidos pela ESA e pela NASA em colaboração com cientistas e preparadores físicos que trabalham directamente com astronautas.

Este projecto envolve 28 países e é coordenado em Portugal pela Ciência Viva através do ESERO PT.

Escolas Participantes:
Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul
Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas, Porto
Externato Champagnat, Lisboa
Escola EB 2,3/Secundária José Gomes Ferreira, Ferreira do Alentejo
Escola Secundária Antero de Quental, Ponta Delgada, Açores
Escola Secundária de Ponte de Sor