Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
30-04-2015
3… 2… 1… Liftoff! A final do CanSat Portugal 2015 está prestes a descolar
Aeródromo Municipal da Praia de Santa Cruz

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Já estamos em contagem decrescente para o lançamento da final do CanSat Portugal 2015, que terá lugar sábado e domingo no Aeródromo Municipal da Praia de Santa Cruz, em Torres Vedras.

Cerca de uma centena de alunos do ensino secundário de todo o país, acompanhados pelos seus professores, irão lançar os CanSats que construíram na escola. Cada CanSat é um modelo funcional de um micro-satélite, cujos sistemas base (antena, bateria e sensores) terão de estar integrados no volume equivalente ao de uma lata de refrigerante. Participam nesta final 16 equipas, incluindo as três vencedoras da primeira final regional dos Açores.

O júri que avaliará os projectos tem a participação especial de Manuel Paiva, consultor da ESA (Agência Espacial Europeia), e conta ainda com Luís Braga Campos (Instituto Superior Técnico), Rui Agostinho (Observatório Astronómico de Lisboa) e de representantes das empresas NAV, EDISOFT e do Centro de Investigação da Academia da Força Aérea, para além dos vencedores da competição nacional de 2014. Participam ainda na sessão de abertura Luís Serina, Coordenador do Gabinete do Espaço da Fundação para a Ciência e Tecnologia e António Neto da Silva, presidente da ProEspaço.

No domingo os micro-satélites serão lançados de uma altura de 1000 metros. Os alunos terão de comunicar com o satélite e, tal como num verdadeiro projecto espacial, recolher dados científicos durante a descida.

A equipa vencedora representará o nosso país na final internacional da Agência Espacial Europeia, que este ano se realiza também em Torres Vedras, de 25 a 28 de Junho.

O CanSat Portugal é organizado pelo Centro AeroEspaço do Aeroclube de Torres Vedras, em conjunto com o ESERO Portugal, um projecto educativo da ESA e da Ciência Viva.