Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
31-05-2000
HANNOVER 2000
Lisboa

Hannover 2000
Ministro da Ciência e da Tecnologia no Pavilhão de Portugal
10 de Junho

Dez de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades de Língua Portuguesa, vai ser assinalado na Expo2000 em Hannover com um programa especial, numa cerimónia presidida pelo ministro da Ciência e da Tecnologia, José Mariano Gago, responsável governamental pela participação portuguesa na Exposição de Hannover.

Neste dia, o recinto da feira acolhe o 5º Encontro de Jovens Portugueses na Alemanha e é palco de um concerto dos Madredeus. O Presidente da República fará uma comunicação aos 1.700 jovens portugueses inscritos no Encontro, através de vídeo-conferência, a partir de Viseu.

A participação de Portugal na Expo 2000, subordinada ao tema Humanidade, Natureza e Tecnologia, é marcada pelo Pavilhão de Portugal, da autoria dos arquitectos Siza Vieira e Souto de Moura. Utilizando materiais nobres como azulejos pintados à mão e cortiça, é um símbolo da aliança entre a tradição e a modernidade. Dois sobreiros plantados no pátio do Pavilhão de Portugal, remetem o imaginário dos visitantes para as florestas do Sul e para a preservação do ambiente, aliada à transformação racional e sustentada dos recursos naturais.

Portugal é um país em progresso, com uma cultura cosmopolita e convivial. A educação, a ciência, o turismo, a cultura, as novas tecnologias, são aspectos presentes no conteúdo e no programa do pavilhão. No auditório decorrerão conferências e debates sobre os grandes temas da actualidade; espectáculos e outros eventos culturais têm uma vasta programação. Uma loja (Saberes) e uma cafetaria (Sabores), complementam esta mostra do Portugal contemporâneo, que estará em Hannover e no mundo também em formato digital: um mosaico de páginas Web, concebidas por jovens portugueses, mostrarão as várias formas de ver e descrever Portugal na Internet.

A abertura do pavilhão de Portugal tem lugar amanhã e, de acordo com a organização alemã, são ali esperados uma média de 30 mil visitantes por dia.

Programação cultural e outras informações em www.hannover2000.mct.pt