Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
11-03-2015
Semana Internacional do Cérebro

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Mais poderoso do que um supercomputador, mas frágil e com pouco mais de um quilograma, o cérebro é ainda largamente desconhecido. Cada um de nós transporta consigo este órgão de enorme complexidade que assegura a nossa capacidade de conhecer, decidir e interagir com o mundo que nos rodeia.

Nove instituições científicas abrem as suas portas para visitas do público e os seus investigadores irão ao encontro dos estudantes em escolas de todo o país. Os temas em debate são variados: dos efeitos das drogas e do álcool à privação de sono, passando pelo envelhecimento activo e pelos efeitos da aprendizagem no cérebro. Todas as actividades são gratuitas.

A celebrar 20 anos de existência, a Semana Internacional do Cérebro arranca no próximo sábado, 14 de Março, na Universidade do Minho, com uma palestra sobre as maiores descobertas das Neurociências nos últimos 20 anos por Nuno Sousa, presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências.

Destacamos ainda a palestra sobre cérebro e dor, por Daniel Pozza, investigador da Faculdade de Medicina do Porto, que terá lugar na Alfândega do Porto no domingo, 15 de Março.

Na quinta-feira, 19 de Março, o Pavilhão do Conhecimento convida o público a esmiuçar a memória. Vamos conhecer casos reais de pessoas que sofrem de Alzheimer e lutam no seu dia-a-dia para recordar o passado, pessoas com uma memória tão prodigiosa que dificilmente esquecem um pormenor, e explorar a ténue fronteira entre a verdade e a falsidade nas nossas memórias. MemoravelMente é a segunda de quatro noites dedicadas à temática da saúde mental e do melhoramento cognitivo.

Durante toda a semana, a secção “Saberás Tu...” do jornal i, realizada em colaboração com a Ciência Viva, será dedicada ao tema das neurociências.

A Semana Internacional do Cérebro tem a participação de instituições científicas, museus e Centros Ciência Viva, escolas e universidades de todo o país. É uma iniciativa da Dana Alliance for Brain Initiatives, uma associação que apoia programas de investigação e de educação na área das neurociências.

Em Portugal, a Semana Internacional do Cérebro é organizada há dez anos pela Sociedade Portuguesa de Neurociências em colaboração com a Ciência Viva.

Programa completo em www.cienciaviva.pt

Mais informações:
Unidade de Comunicação e Imagem
Catarina Figueira: 96 156 09 26