Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
20-02-2015
Henrique Leitão explora as primeiras cartas do campo magnético terrestre na segunda Conferência Ciência Viva
Pavilhão do Conhecimento

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Henrique Leitão, Prémio Pessoa 2014, é o convidado da Conferência “Portugal no Século XVI: Histórias de pilotos e de sábios”, que terá lugar no próximo dia 26 de Fevereiro, quinta-feira, às 19.30, no Pavilhão do Conhecimento.

A primeira carta magnética foi um dos principais contributos que a ciência portuguesa deu ao mundo. No século XVI os pilotos das caravelas portuguesas sulcavam o oceano e os dados que recolhiam permitiram aos cientistas da época realizar a primeira carta do campo magnético terrestre. A carta estará em exposição durante a conferência, com a colaboração do Museu de Marinha.

Henrique Leitão é Investigador Principal no Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Comissariou a exposição da Fundação Calouste Gulbenkian “360º Ciência Descoberta” e coordenou a comissão científica responsável pela publicação das Obras Completas de Pedro Nunes.

Foi-lhe atribuído o Prémio Pessoa 2014 em reconhecimento do seu “trabalho inovador de reconstrução histórico-científica do legado científico português e peninsular para a Modernidade”.



A entrada é gratuita mas requer inscrição prévia na página do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva.

O Ciclo de Conferências Ciência Viva tem como media partner o jornal Público.


Próximas conferências

26 de Março: José Madeira | Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa | Missão na ilha do Fogo, Cabo Verde

30 de Abril: Patrícia Beldade | Instituto Gulbenkian de Ciência | Biologia evolutiva

28 de Maio: Nuno Ferrand | Faculdade de Ciências da Universidade do Porto | Biodiversidade