Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
30-08-2002
CIÊNCIA VIVA NO VERÃO 2002
NACIONAL

Faça férias com a Ciência

1200 acções de divulgação científica em todo o país

Divulgação imediata

A partir de 1 de Agosto, e até 30 de Setembro, universidades, centros de investigação, escolas e associações científicas convidam o público a escolher entre mais de 1200 acções de acesso livre e gratuito promovidas pela Ciência Viva em todo o país.

Para aproximar os cidadãos da Ciência, sob a forma de uma experiência directa e vivida, as acções Ciência Viva no Verão convidam à observação activa e ao diálogo com os especialistas em passeios científicos, visitas guiadas, palestras e observações astronómicas, que permitem conhecer melhor o mundo que nos rodeia.

Convidamos os jornalistas para uma Sessão Pública de apresentação de todo o programa de Ciência Viva no Verão, no próximo dia 1 de Agosto, às 19h30 no Farol do Cabo da Roca.

SESSÃO PÚBLICA DE APRESENTAÇÃO

Farol do Cabo da Roca, 1 de Agosto

19h30 Apresentação de todo o Programa Ciência no Verão
20h00 Sessão especial de visita ao Farol, explicação da sua história e sistema de funcionamento. Durante o crepúsculo vespertino, os visitantes assistem ao acender do farol.

Como chegar ao Farol da Roca:
No fim da A5, tome a direcção da Malveira da Serra. Após ter passado na Azóia encontrará o farol do Cabo da Roca.

Com a Astronomia no Verão, uma iniciativa iniciada em 1996, equipas de astrónomos, espalhados por todo o país, colocam os seus telescópios à disposição de todos e ajudam a esclarecer dúvidas sobre o universo e os objectos que o povoam. Em alguns casos, as observações astronómicas são também acompanhadas por palestras, actividades de animação e oficinas práticas dedicadas à construção de telescópios simples ou à utilização de instrumentos como o astrolábio ou o quadrante.

A Geologia no Verão desafia os portugueses a saber mais sobre as rochas, as épocas e os ambientes em que foram formadas e o uso que delas fizeram os homens. Na companhia de geólogos, em passeios, excursões e saídas de campo, o público descobre como os acontecimentos do passado modelaram as paisagens de hoje, como se extraem os minérios ou como se formam as nossas reservas de água.
Na Biologia no Verão, saídas de campo e passeios científicos facilitam o contacto directo com os diferentes ambientes e os seres vivos que os habitam, das plantas aos animais, dos fungos às bactérias, em estuários, praias, sapais ou jardins.

Nas Férias com os Faróis, uma novidade deste ano, organizada em colaboração com a Marinha Portuguesa, o público terá uma oportunidade de assistir ao espectáculo único do acender de um farol no crepúsculo e, ao mesmo tempo, conhecer melhor o património histórico e científico de alguns dos mais importantes faróis da nossa costa e o seu papel na navegação.

Para mais informações sobre a Ciência Viva no Verão, imagens e documentação de apoio, consultar: www.cienciaviva.pt

Informações pelo nº azul 808 200 205

Telf: 21 722 11 60