Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
02-09-2014
Rosetta: a Europa à caça de cometas

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

No próximo dia 9 de Setembro, terça-feira, às 21.00, Matt Taylor, cientista da Agência Espacial Europeia (ESA), partilha com o público do Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva como tem sido o dia-a-dia da Missão Rosetta e as expectativas e os desafios que ainda a esperam. A entrada é gratuita.

Rosetta: a Europa à caça de cometas é o título da palestra deste investigador inglês que faz a ligação entre a equipa científica e a equipa de operações da ESA, garantindo que os objectivos científicos da Missão Rosetta são atingidos.

Matt Taylor trabalhou anteriormente nas missões Cluster e Double Star da ESA. O seu trabalho de investigação tem abordado a dinâmica das partículas de alta energia em interacção com o vento solar e com o campo magnético da Terra.

A apresentação da conferência será feita pelo astrónomo português Pedro Russo, coordenador do projecto internacional Universe Awareness, da Universidade de Leida, Holanda, e que em 2009 comissariou o Ano Internacional da Astronomia.

Esta palestra, em inglês, decorre no âmbito das conferências European Planetary Science Congress 2014 (EPSC-GHOU) e Astronomy Education Alliance, organizadas em Cascais em colaboração com o NUCLIO, o Office of Astronomy for Development da International Astronomical Union e o Galileo Teacher Training Program.

A acoplagem do módulo de aterragem Philae com o cometa 67P, a 11 de Novembro, será o próximo grande momento da Missão Rosetta, que o Pavilhão do Conhecimento vai acompanhar.