Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
05-05-2014
Marta Santos vence final nacional do FameLab 2014
Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Marta Santos, 27 anos, é um novo rosto na divulgação de ciência em Portugal, depois de ter vencido a final nacional do FameLab, o mais popular concurso mundial de comunicação de ciência. O júri e o público presentes ontem no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, onde ocorreu o evento, renderam-se à qualidades de oradora desta estudante de pós-doutoramento em Física (Universidade de Aveiro) e de mestrado em Comunicação de Ciência (Universidade Nova de Lisboa).

Com uma arrebatadora comunicação sobre o papel do cérebro na criação e gestão das nossas amizades, Marta Santos conquistou o direito de representar Portugal na final internacional, em Junho, no Cheltenham Science Festival, Reino Unido.

O segundo prémio do júri foi para Sofia Oliveira e a equação matemática que pode ajudar a provar a existência de civilizações extraterrestres. O terceiro prémio do júri foi para Sandra Soares pela sua apresentação sobre vírus e o impacto que podem vir a ter no futuro da medicina.

Cada um dos finalistas teve três minutos para demonstrar a sua capacidade de comunicar os mais diversos temas científicos recorrendo apenas à palavra e aos gestos e sem a ajuda de PowerPoints. Os temas apresentados foram desde o papel da matemática no ciclo de vida das cigarras até à história de amor que é a Trissomia 21.

A avaliá-los esteve um rigoroso júri composto por António Granado (Comunicação, Universidade Nova de Lisboa), José Vítor Malheiros (jornalista de ciência, colunista no jornal Público) e Rogério Martins (jornalista, comunicador de ciência, ele mesmo finalista na primeira edição do FameLab, e actualmente apresentador do popular programa da SIC, Isto é Matemática).

O FameLab é um concurso de comunicação científica dirigido ao grande público. O importante é a clareza e expressividade com que os concorrentes conseguem abordar temas de ciência. Teve início em 2006 e ganhou expressão mundial, com 25 países concorrentes, da Europa a Hong Kong. Em Portugal é organizado pela Ciência Viva e pelo British Council e este ano contou com a participação da Fundação Calouste Gulbenkian.

Conheça os premiados da quinta edição do Famelab Portugal em www.famelab.pt