Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
05-03-2014
Semana Internacional do Cérebro

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

A Semana do Cérebro decorre de 8 a 15 de Março e tem a participação de instituições científicas, museus e Centros Ciência Viva, escolas e universidades de todo o país. O cérebro exercitado é o tema desta edição, que arranca no próximo sábado, dia 8, às 14h30, na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, na Covilhã. Os investigadores Rui Costa (Sociedade Portuguesa de Neurociências e Fundação Champalimaud), Miguel Castelo Branco (Universidade de Coimbra e Conselho de Administração do Centro Hospitalar Cova da Beira), Graça Baltazar e Maria Assunção Vaz Patto (Faculdade de Ciências da Saúde da UBI) e Rosa Marina Afonso (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI) debatem com o público O desafio de contrariar o envelhecimento cerebral.


A programação é nacional e inclui conversas com investigadores, laboratórios abertos aos estudantes e público em geral, palestras de neurocientistas nas escolas, um café de ciência e outras actividades que ajudam a compreender melhor o funcionamento do cérebro. As células estaminais no cérebro: para que servem? Por que morrem os neurónios? Como podemos estudar o relógio circadiano? Como exercitar o cérebro para um envelhecimento mais saudável? Os temas são muitos e todas as actividades são gratuitas.


No dia 12 de Março, às 18.00, realiza-se um Café de Ciência na Assembleia da República que será dedicado ao tema Mexer no Cérebro - Ciência, Ética e Sociedade. Este debate envolve decisores políticos, investigadores, médicos e outros profissionais de saúde, associações científicas, associações de pacientes e responsáveis de empresas e está inserido no NERRI – Neuroenhancement: Responsible Research and Innovation. Este projecto europeu é coordenado pela Ciência Viva e deverá produzir recomendações para as políticas públicas europeias nesta área.


O encerramento da Semana do Cérebro terá lugar na Universidade do Algarve dia 15 de Março, às 15.00, com a inauguração da exposição O cérebro: uma viagem fotográfica.


A Semana Internacional do Cérebro foi instituída pela Dana Alliance for Brain Initiatives, uma associação sem fins lucrativos que divulga junto do público os resultados e os benefícios da investigação científica nas neurociências. Em Portugal, é organizada pela Sociedade Portuguesa de Neurociências em colaboração com a Ciência Viva.