Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
30-01-2014
Europa investe na inovação responsável

DIVULGAÇÃO IMEDIATA


Através da Ciência Viva, Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, Portugal acaba de assumir uma posição de destaque no projecto europeu, Responsable Research and Innovation Toolkit, orçamentado em 7 milhões de euros, com a colaboração de 26 instituições de 30 países de toda a Europa.


O projecto RRI Tools, com duração de três anos, acaba de ser lançado em Bruxelas, com financiamento pelo 7º Programa Quadro da Comissão Europeia (FP7 2007-2013), para fomentar a investigação e inovação responsáveis (RRI) na Europa, através de uma relação mais harmoniosa e eficiente entre a ciência e a sociedade.


Investigadores, governantes, empresários e cidadãos trabalham lado a lado para alinhar os resultados da investigação e da inovação com os valores, necessidades e expectativas dos europeus, em áreas como a ética, o livre acesso aos resultados da investigação, a política científica ou o envolvimento do público com a ciência.


"O RRI Tools contribuirá certamente para a estratégia do Horizonte 2020 [o programa europeu de financiamento da ciência até 2020].
Ajudará a transformar a investigação e inovação europeias num processo orientado para os grandes desafios do nosso tempo", diz Ignasi López, da Fundação "la Caixa" (Espanha), coordenador do projecto.


A Ciência Viva coordena a acção dos grupos de instituições científicas que actuam nos 30 países que fazem parte do projecto. Em Portugal, são parceiros o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, o Instituto de Biologia Molecular e Celular (Universidade do Porto), o Instituto de Medicina Molecular (Universidade de Lisboa) e o INESC-MN.